Educação de Jovens e Adultos reforça laços entre mãe e filha

• Educação de Jovens e Adultos reforça laços entre mãe e filha
Publicado em 25/07/2023 - 15:53  |  Atualizado em 25/07/2023 - 15:54
Formatura dos estudantes da EJA. Foto: Guilherme Oliveira

O retorno à sala de aula, a retomada do aprendizado e a formatura já são conquistas emocionantes para quem decide entrar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Agora, imagine ter a possibilidade de passar por esse momento ao lado de uma pessoa que você ama. Francisca Lopes, de 40 anos, teve a felicidade de contar com a ajuda da própria filha para se alfabetizar. No primeiro semestre deste ano, Francisca e a sua filha, Maria Juliene, de 20 anos, celebraram a formatura na EJA 1, na Escola Especial Maria Therezinha de Carvalho Machado, localizada na Praça Seca, Zona Oeste da cidade.

“Estou muito feliz e satisfeita pela oportunidade que a escola me deu, da minha filha ter me matriculado e me alfabetizado. Não tem idade para recomeçar a estudar”, comemorou Francisca.

A formatura marca o fim de uma etapa, que cobre do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Agora as duas partem para o aprendizado do conteúdo do 6º ao 9º na EJA 2. A estrada percorrida pelas duas teve seus desafios, mas juntas conseguiram se tornar dois grandes exemplos de superação.

“O que eu posso dizer é que no início foi um pouco difícil porque ela trabalha, mas eu dei um jeitinho de trazer ela. Falei com a coordenação e com a professora para trazê-la e, hoje, está aqui estudando. No início tiveram algumas dificuldades no aprendizado, mas hoje ela pega rápido. Ainda tenho que dar algumas corrigidas nela, mas hoje ela está aqui se formando comigo na EJA 1. Eu não posso deixar de falar que só tenho a agradecer a escola por todo carinho e suporte que nos deu”, afirmou Juliene.

As matrículas para retomar ou até mesmo começar os estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas durante todo o ano letivo. A matrícula pode ser feita diretamente em uma das 139 escolas que oferecem a EJA. Para isso, é necessário levar os seguintes documentos (original e cópia): carteira de Identidade, CPF, Comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, histórico escolar (se houver) e duas fotos 3×4.

As aulas são oferecidas no turno da manhã, tarde, ou noite, de acordo com a unidade selecionada. Para acessar a relação de escolas que oferecem a EJA, clique aqui.

Mais informações também através dos telefones: (21) 2976-2292 / 2976-2307

Confira alguns momentos da formatura dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Especial Maria Therezinha de Carvalho Machado.

Imagens: Guilherme Oliveira