• SME renova convênio com Comitê Internacional da Cruz Vermelha para implantação do Acesso Mais Seguro em escolas
Publicado em 17/05/2024 - 15:26  |  Atualizado em 20/05/2024 - 14:54
Crédito: Guilherme Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação renovou o Acordo de Cooperação com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha nesta sexta-feira (17/05) para a implantação do Programa Acesso Mais Seguro (AMS) em escolas da Rede Municipal de Ensino localizadas em áreas impactadas pela violência armada. O programa tem como objetivos mitigar riscos, orientar professores e alunos, planejar ações em conjunto nas unidades escolares e nos territórios prevenir a evasão escolar, entre outras ações.

“Estamos comprometidos em garantir um ambiente seguro e propício para o aprendizado de nossos alunos. A renovação do convênio com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha reforça o nosso empenho. O Programa Acesso Mais Seguro em nossas escolas contribui para a proteção da vida e dignidade das unidades da nossa rede, que tem mais de 1500 escolas, e chega a todos os cantos da cidade”, afirmou o secretário de Educação Renan Ferreirinha.

A assinatura do acordo ocorreu na sede da 8ª CRE, em Bangu. A Escola Municipal Ayrton Senna da Cruz passou a ser treinada para o protocolo a partir de 2023 e realiza todos os anos o evento “Canto pela Paz” na escadaria da unidade para celebrar este importante momento.

O CICV tem a missão de proteger a vida e a dignidade das vítimas de confrontos armados e outras situações de violência. Atualmente, o AMS é desenvolvido em 608 unidades da Rede Municipal de Ensino e tem como objetivo treinar os profissionais para respostas seguras frente a situações que envolvam violência armada e seus possíveis impactos, mitigando riscos, preservando vidas e garantindo o direito à educação.

Confira alguns momentos: