• Secretaria e Câmara Municipal firmam parceria para dar continuidade à Câmara Juvenil
Publicado em 08/04/2024 - 18:39  |  Atualizado em 08/04/2024 - 18:48

Crédito: Eduardo Barreto / CMRJ

A tarde de sexta-feira (5/4) marcou um momento significativo para a educação e a participação cidadã dos jovens cariocas. Os 51 vereadores juvenis tomaram posse no Palácio Pedro Ernesto e já iniciaram seus mandatos. O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, e o presidente da Câmara do Rio, vereador Carlo Caiado (PSD), formalizaram o convênio que dá início à segunda legislatura da Câmara Juvenil na quinta-feira (4/4). O projeto pioneiro permite que estudantes da rede pública vivenciem na prática a administração pública na cidade do Rio de Janeiro.

A iniciativa representa um marco na promoção da participação política juvenil. O secretário Ferreirinha compartilhou sua satisfação em renovar essa parceria com a Câmara Municipal, destacando a importância do projeto para o desenvolvimento dos estudantes. Ele destacou o importante papel que os cinquenta e um vereadores juvenis vão desempenhar para a vida política do município e para suas comunidades escolares.
“Esse é um dos projetos mais incríveis que a gente tem na cidade e eu tenho um carinho muito grande por essa iniciativa. Os nossos alunos que participam do Parlamento Juvenil aprendem muito, inspiram seus colegas e são motivo de orgulho para as escolas. Eles ainda são exemplo de cidadania, integridade e compromisso com a democracia. Acredito muito que é apoiando a nossa garotada que a gente vai fazer um Rio de Janeiro muito melhor”, afirmou Ferreirinha.

Já o presidente Caiado destacou a importância desse projeto para o engajamento dos jovens na vida pública, ressaltando a dedicação e o entusiasmo demonstrados pelos vereadores juvenis durante a primeira edição. “A Câmara Juvenil é também uma demonstração de exercício da cidadania”, enfatizou o vereador.

Além dos representantes do legislativo municipal e da educação, estiveram presentes os vereadores Átila Nunes (PSD), Rocal (PSD) e Pedro Duarte (Novo).

Aulas Remotas e Encontros Presenciais

Ao longo do ano, jovens vereadores, com idades entre 10 e 17 anos, participarão de aulas online sobre o processo legislativo e as responsabilidades de um vereador, além de encontros presenciais mensais no Palácio Pedro Ernesto. Os projetos aprovados pelos estudantes serão encaminhados aos parlamentares da Câmara do Rio como sugestões para possíveis novas leis municipais.

Durante os primeiros encontros virtuais, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre os direitos fundamentais e conhecer os diferentes cargos da Mesa Diretora, bem como a atuação das Comissões Permanentes.