• Prefeitura lança programa para revitalizar todos os CIEPs na cidade do Rio de Janeiro
Publicado em 18/03/2022 - 14:44  |  Atualizado

Com investimento de mais de R$ 50 milhões, 101 unidades da rede vão passar por obras de melhorias estruturais

No ano em que se comemora o centenário de Darcy Ribeiro e Leonel Brizola, dois nomes que deixaram um legado para a Educação, a Prefeitura do Rio vai presentear os cariocas com a revitalização de um dos maiores bens públicos da cidade: os CIEPs. Na manhã desta sexta-feira (18/3), o prefeito Eduardo Paes, acompanhado do secretário de Educação, Renan Ferreirinha, e do presidente da Rio-Urbe, Rafael Salgueiro, lançou o Programa de Revitalização dos CIEPs, durante evento no CIEP Presidente Tancredo Neves. A unidade no bairro do Catete foi a primeira entregue na década de 1980 e também será a primeira a contemplada no programa.
– O Brizola faria 100 anos em 2022 e sempre acreditou na Educação. Ele pegou um grande educador, o Darcy Ribeiro, e criou os CIEPS. A mudança está na Educação e o CIEP é a materialização desse sonho de mudança. Essa cerimônia é a largada para dar melhores condições ao que já está funcionando – afirmou o prefeito do Rio.
O programa irá oferecer melhorias significativas aos 101 CIEPS da rede municipal de educação, que atendem a mais de 67.700 alunos. Serão investidos mais de R$ 50 milhões em reformas, com o objetivo de recuperar coberturas, calhas, revisão das instalações elétricas e pintura da fachada. Tudo para deixar as unidades cada vez mais confortáveis para seus alunos. O plano de revitalização será concluído até 2024.
A Rio-Urbe fará a licitação para as obras. A grandeza do projeto original dos CIEPs também está em sua arquitetura, projetada pelo mestre Oscar Niemeyer. Dessa maneira, as reformas exigem o máximo de cuidado na sua realização.
– Essas obras são necessárias. A recuperação elétrica e as pinturas de fachada, por exemplo, já dão novos ares aos CIEPs que precisam ser preservados e valorizados – disse Rafael Salgueiro, presidente da Rio-Urbe.
Os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), criados por Darcy Ribeiro no governo de Leonel Brizola, são considerados até hoje um dos projetos educacionais mais importantes do país, inserindo a demanda pela oferta de ensino integral na agenda política educacional nacional. Inaugurados na década de 1980, os CIEPs foram desenvolvidos para ampliar o olhar do atendimento nas escolas, indo além do cognitivo, e atuando também na parte socioemocional e demandas sociais, focados principalmente em atender crianças em situação de maior vulnerabilidade.
O modelo de ensino integral faz parte do planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Educação, que tem a meta de oferecer o ensino integral para 50% da rede até 2024. A valorização e os investimentos na manutenção das unidades dos CIEPs é uma inspiração para a rede de ensino como um todo.
– As sementes dos CIEPs foram plantadas há mais de 40 anos, mas colhemos os frutos até hoje. Olhar a criança em todas as suas dimensões não é uma ação restrita só aos CIEPs, mas à nossa proposta de atuação em rede como um todo. A ampliação do ensino integral vem acontecendo na cidade e é uma das principais metas do nosso planejamento estratégico. Queremos chegar a 50% da nossa rede com oferta de ensino integral até 2024 – declarou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.