Novas vagas em creches este ano

Publicado em 07/01/2022 - 14:33  |  Atualizado

Os interessados em inscrever seus filhos para vagas em creches parceiras da Secretaria Municipal de Educação poderão conferir, nesta sexta-feira (7/1), a listagem das unidades com vagas abertas diretamente no site da Prefeitura do Rio. São mais de 40 creches que entraram agora para somar como parceiras. Pais e responsáveis deverão se dirigir às creches, entre 12 e 14 de janeiro, para se candidatar às vagas.

A Secretaria de Educação do Rio tem atuado estrategicamente para ampliar o atendimento das crianças em creches e irá abrir só este ano mais de oito mil novas vagas na própria rede municipal e especialmente através de creches parceiras. Nos últimos dois anos, não foram realizadas novas parcerias em função da pandemia. As crianças que estiverem na fila de espera por creches da rede municipal terão prioridade em 30% das vagas disponibilizadas nas parcerias. O restante será selecionado de acordo com um processo público classificatório.

– Ter um lugar seguro e adequado para deixar suas crianças transforma a vida das famílias e permite que muitos responsáveis, principalmente mães, tenham acesso ao mercado de trabalho. Além disso, são nos primeiros anos de vida que o ser humano tem o seu maior desenvolvimento cognitivo. Por esses motivos, trabalhamos muito pra expandir a quantidade de vagas de creche no Rio e teremos pelo menos oito mil novas vagas esse ano. E não vamos parar por aí: nossa meta é abrir 22 mil novas vagas até 2024 – declarou o secretário Renan Ferreirinha.