Ginásio Educacional Olímpico celebra 10 anos

Publicado em 15/08/2023 - 15:25  |  Atualizado em 15/08/2023 - 15:38
Celebração dos 10 anos dos GEOs - Cidade das Artes - Crédito: Alan Costa

A Secretaria Municipal de Educação realizou na tarde de segunda-feira, dia 14, na Cidade das Artes, a comemoração dos 10 anos de criação dos Ginásios Educacionais Olímpicos.

Os GEOs são escolas voltadas para o Ensino Fundamental, em tempo integral, com o compromisso de oferecer oportunidades para alunos com aptidões esportivas desenvolverem seu potencial. Atualmente, 27 mil alunos estão matriculados nos onze GEOs existentes no Rio, nos bairros de Santa Teresa, Benfica, Caju, Realengo, Pitangueiras, São Cristóvão, Senador Camará, além Santa Cruz, Pedra de Guaratiba – estes últimos possuem dois GEOs em cada. Em 2024, será inaugurado o GEO Isabel Salgado, em Jacarepaguá, com capacidade para atender 900 alunos de 1⁰ ao 9⁰ ano – maior escola de área construída e única dentro de um Parque Olímpico no mundo. As comemorações dos 10 anos dos GEOs só não ocorreram ano passado porque era a reabertura das escolas após a volta da pandemia.

“Aqui, não estamos apenas falando de uma escola, mas de uma experiência de vida completa. O GEO é o encontro perfeito entre o aprendizado e a emoção das competições. No GEO, esporte e educação se entrelaçam para criar cidadãos completos, preparados para enfrentar qualquer desafio”, afirmou Renan Ferreirinha, secretário municipal de educação.

Na cerimônia, estavam presentes alunos e ex-alunos dos GEOs, que falaram do impacto dessas escolas em suas vidas. Entre eles Victor Hugo Cordeiro, aluno do GEO Doutor Sócrates, destaque em competições oficiais de atletismo; Daniel Lopes, ex-aluno do GEO Juan Antônio Saramanch, em Santa Tereza; e Diana Iara, que atualmente é professora do nível médio e estudante de pedagogia.

Daniel Lopes, 24 anos, foi da primeira turma do primeiro GEO, em 2012. Prestes a se formar em Educação Física pela UERJ, ele contou como os anos no GEO foram decisivos na sua formação e na escolha de uma profissão. Daniel é professor de judô e espera, um dia, poder passar para os alunos da rede pública os ensinamentos que recebeu. “Posso afirmar que 99% do que sou devo ao GEO, ao esporte, aos professores que tive. Fui preparado para o esporte, mas também para a vida.”

Participaram, ainda, os atletas da modalidade olímpica de Breaking, que fizeram uma apresentação, e o Mascote Ginga, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que esteve representado por Isabele Duran, diretora administrativa e financeira. Foi exibido um vídeo da atleta de skeleton Nicole Silveira, que terá seu trenó, usado em competições internacionais de inverno, estampado pelo desenho vencedor feito pelo GEO Emma Davila, em Pedra de Guaratiba.

No coração do GEO está a metodologia pioneira de treinamento esportivo escolar, DELP (Desenvolvimento Esportivo de Longo Prazo), feita sob medida para cada idade. O DELP abrange desde o desenvolvimento esportivo do aluno até o aumento progressivo do repertório motor. São oferecidas diversas modalidades esportivas por escola, no total de 14, divididas pelos GEOs Anos Finais, como atletismo, badminton, basquete, futebol, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, tênis, vôlei de praia, futsal e xadrez. Os alunos experimentam vários esportes antes de escolherem sua modalidade principal. Com dois tempos de treinamento esportivo diários, a participação em competições é gradual, promovendo nos alunos a superação e a internalização de valores.

Confira alguns momentos da cerimônia que celebrou os 10 anos de criação dos Ginásios Educacionais Olímpicos.

Créditos: Alan Costa