• Estande da SME na Bienal do Livro recebe crianças e adolescentes com deficiência da RIOinclui
Publicado em 07/09/2023 - 18:44  |  Atualizado em 07/09/2023 - 18:46
Claudia Medina, diretora do Instituto Municipal Helena Antipoff, e Cristine Paes, primeira-dama do município do Rio e presidente de honra da Associação Civil RIOinclui. Bienal do Livro 2023. Crédito: Phillipe Marchon

O secretário de Educação, Renan Ferreirinha e a primeira-dama do município do Rio e presidente de honra da Associação Civil RIOinclui, Cristine Paes, receberam, na Bienal do Livro, nesta quarta-feira (06/09), 20 crianças e adolescentes com deficiência, de duas instituições apoiadas pela associação, Fundação Amélia Dias e Instituto Consuelo Pinheiro.

– Nós acreditamos muito no potencial e na necessidade da inclusão na educação carioca. Esse é um trabalho diário que precisa ser realizado sem retrocesso. A educação tem que ser um direito de todos e é para isso que a gente trabalha diariamente – comentou Renan Ferreirinha.

A convite do secretário, Cristine Paes participou da mesa “Experiência Sensorial – Inclusão é para todos”, ao lado da professora Claudia Medina. O encontro lotou o estande da Secretaria Municipal de Educação, localizado no Pavilhão Laranja do Riocentro.

– Sempre tive o sonho de trabalhar com acessibilidade e quando assumi a Obra Social da cidade, em 2009, resolvi criar a RIOinlcui para dar assistência a pessoas com deficiência e seus familiares, promovendo a igualdade de oportunidades. Quem quiser ajudar pode doar roupas, sapatos e acessórios para os nossos bazares, cuja renda é revertida para os nossos projetos – explicou Cristine Paes.

A diretora do Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA), Claudia Medina, apresentou histórias de forma sensorial, com base no livro infantil “A Casa Sonolenta”, “A Bruxa Salomé”, além de histórias cantadas de forma lúdica e inclusiva.

– A história da “Casa Sonolenta” foi o primeiro material em áudio-book, áudio-descrição de imagens e libras produzido pelo IHA. Por meio de um QR Code, as pessoas acessam essa história e escolhem como querem apreciar o livro. Esse projeto facilita muito aos alunos com deficiência a conhecerem e experimentarem novas histórias. A produção foi feita em parceria com as Naves do Conhecimento de Triagem e Madureira.

Diretora-presidente da RIOinclui, Isabel Gimenes explicou sobre os projetos da associação, dentre eles o “Moradia e Acesso”, que reforma casas de pessoas com deficiência. São adaptações para garantir a acessibilidade no dia a dia, como um nivelamento de piso para passagem da cadeira de rodas, melhorando a qualidade de vida de toda a família.

– Esse encontro é muito especial. A gente trouxe duas instituições apoiadas pela RIOinclui, que prestam atendimento socioassistenciais a pessoas com deficiência. Estamos com um grupo de 20 pessoas, sendo a maioria autista. Eles ficaram muito animados, participaram, aproveitaram e a gente muito feliz por poder levar cultura e educação para o grupo -, disse a diretora-presidente da RIOinclui, Isabel Gimenes.

Morador da Praça Seca, Wellington Ribeiro, de 13 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista, foi um dos participantes. Pela primeira vez na Bienal do Livro, ele não via a hora de percorrer os estandes da feira.

– Estou muito feliz. Consegui encontrar o que eu queria: o livro da Turma da Mônica sobre o corpo humano -, comemorou.

Dando continuidade na participação do IHA na Bienal do Livro, a equipe do instituto volta ao Riocentro para uma atividade literária no domingo. O dia começa com as histórias cantadas, às 10h, e segue com a participação da autora Carine Lemos, que vai apresentar o livro Astronauta Interestelar. A obra fala sobre uma estrela surda, que é encontrada pelo protagonista no espaço.

Sobre o Instituto Municipal Helena Antipoff
O IHA é responsável pela implementação da política de inclusão na rede municipal. Após avaliação dos profissionais do instituto, os responsáveis e as equipes gestoras das escolas são orientados a respeito da melhor forma de conduzir o aprendizado dos alunos público-alvo da Educação Especial. As CRE estão habilitadas a orientar os pais sobre os procedimentos a serem adotados.

O Instituto Helena Antipoff tem como objetivo oferecer capacitação e atualização aos professores que atuam com os alunos com deficiência, implementando atividades direcionadas ao desenvolvimento e acompanhamento dos alunos. É também de sua competência avaliar e acompanhar os alunos incluídos nas turmas regulares, salas de recursos, classes hospitalares, classes especiais e escolas especiais.

Sobre a RIOinclui
A RIOinclui é uma associação civil, filantrópica e sem fins lucrativos, que tem como presidente de honra a primeira-dama do município, Cristine Paes, e como público pessoas com deficiência e suas famílias. A instituição trabalha na execução de projetos, no estabelecimento de articulações entre atores e no desenvolvimento de ações de conscientização social.

Alguns momentos da mesa “Experiência Sensorial – Inclusão é para todos”

Crédito: Phillipe Marchon