Créditos: Marcelo Omena/Divulgação OBMEP/IMPA
A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) realizou, nesta segunda-feira (22), a Cerimônia Nacional de Premiação de sua 20ª edição. O evento reuniu os 684 medalhistas de ouro da edição de 2025 em uma celebração que marca duas décadas da maior olimpíada científica do país.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da solenidade, ao lado do ministro da Educação, Leonardo Barchini, da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do prefeito do Rio Eduardo Cavaliere. A cerimônia homenageou os estudantes mais bem colocados na olimpíada do conhecimento e celebrou o impacto da OBMEP na educação brasileira ao longo dos últimos 20 anos.
“Tivemos o orgulho de ter, desde 2021, um secretário de Educação que foi medalhista da OBMEP, como vocês. O Renan Ferreirinha foi estudar em Harvard. Vocês vão ter a oportunidade de estudar na Faculdade de Matemática do IMPA, aqui no Rio de Janeiro. Estudem muito, vocês estão prontos para serem o que vocês quiserem”, disse o prefeito Eduardo Cavaliere, lembrando da parceria da Prefeitura do Rio com o Governo Federal que fez com que o Rio se tornasse a sede do Impatech, na região do Porto Maravilha.
Entre os vencedores, três alunos da rede de ensino do município do Rio de Janeiro receberam medalha de ouro nesta cerimônia.
“A conquista desses estudantes na OBMEP é motivo de grande orgulho para toda a rede municipal de ensino. Esse resultado reflete o empenho dos alunos e o trabalho dedicado de professores, gestores e famílias que acreditam no poder da educação. Investir na aprendizagem e valorizar o conhecimento é fundamental para formar cidadãos preparados para os desafios do presente e do futuro”, comemora o secretário municipal de Educação, Hugo Nepomuceno.
Cássio Filipe Silva Mariano Martins, de 14 anos, do 8° ano da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, de Santa Cruz. Cássio é multimedalhista da OBMEP. Foi ouro em 2023, 2024 e 2025. Ele também foi ouro na Olimpíada Carioca de Matemática (OCM) e viajou para a Disney e a Nasa em janeiro deste ano. “Receber essa medalha é muito importante para mim. É um reconhecimento de todo o esforço que faço estudando matemática e participando das provas da OBMEP e da OCM. Isso me motiva a continuar aprendendo e buscando novos desafios”, comentou Cássio Filipe.
Outro aluno vencedor é Miguel Rogério Maximiamo da Silveira, de 13 anos, do 8° ano da Escola Municipal José do Patrocínio, de Irajá. Miguel recebeu duas medalhas de ouro da OBMEP em 2025 (regional e nacional). Pela OCM, foram 5 medalhas de ouro, entre 2021 e 2025.
“Esse reconhecimento incentiva a gente a estudar cada vez mais. Além disso, mostra que nosso esforço vale a pena e pode abrir muitas oportunidades para o nosso futuro, tanto nos estudos quanto na profissão que escolhermos”, avalia Miguel Rogério.
Gabriel Cabral Rodrigues, de 15 anos, também foi medalha de ouro na OBMEP 2025. Fez a prova quando estava no 9° ano da Escola Municipal Professor Paulo Silva, de Inhoaíba. Ainda é medalhista da OCM. Em 2023, foi ouro e, em 2025, prata.
“Pra mim, estar aqui hoje é um sentimento maravilhoso de realização. Esse desafio despertou em mim uma vontade grande de querer buscar mais, de querer entender melhor esse mundo da matemática. Algo incrível que até me ajudou muito a melhorar como pessoa. Hoje eu consegui entrar numa escola federal que é referência aqui no Rio. Eu tenho muito o que agradecer aos professores, a todos que me apoiaram e a esse evento. Muito bom poder participar disso”, declarou Gabriel.
Promovida pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada ), com recursos dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a OBMEP reúne anualmente mais de 18,3 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e alcança 99,9% dos municípios brasileiros.












