Alunos da Educação de Jovens e Adultos conhecem Machado de Assis

• Alunos da Educação de Jovens e Adultos conhecem Machado de Assis
Publicado em 11/03/2024 - 14:06  |  Atualizado em 11/03/2024 - 14:09
Crédito: Phillipe Marchon

Na tarde do dia 6 de março, um grupo de alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Orlando Villas Boas participou de uma visita guiada na Academia Brasileira de Letras. O ponto alto do passeio foi o encontro com Machado de Assis. Sim, ele mesmo! Os estudantes conversaram com o escritor em uma interação por imagem e voz personificado em um avatar em tamanho humano, digitalmente recriado, capaz de interagir com o público em tempo real. O dispositivo incorpora não apenas os traços físicos do autor, mas também sua personalidade e seu estilo literário inconfundíveis.

Foi muito interessante conversar com o Machado de Assis. A gente estudou sobre a vida e a obra dele antes da visita e deu pra fazer perguntas diretamente para ele“, comentou Yasmin Rafaela Ramalho de Oliveira, de 15 anos.

Além do encontro com o escritor, os estudantes conheceram o espaço que é referência na produção de literatura do país. Durante a visita teatralizada eles visitaram as salas do Petit Trianon, prédio que abriga a ABL. Os alunos passaram pela Sala de Reflexão, pelo Salão Nobre, onde ocorrem as cerimônias de posse e pelo Salão de Chá.

A proposta da visita é aproximar os nossos estudantes da leitura e dos grandes nomes da literatura brasileira. A gente quer que eles se sintam pertencentes ao universo literário. Na Academia Brasileira de Letras, que temos muito orgulho de estar localizada no Rio, eles podem se inspirar e aprender que o livro pode te levar para diversos lugares“, pontuou Renan Ferreirinha, secretário de Educação.