• Premiação do projeto “NaMoral – Ética, Integridade e Cidadania” – Parceria MP e SME/RJ
Publicado em 14/12/2023 - 13:17  |  Atualizado em 19/12/2023 - 10:22
Crédito: Alan Costa

Professores e alunos da rede de ensino carioca foram homenageados pelo Ministério Público no ‘Celebra NaMoral Rio 2023’

Nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro, o Ministério Público do Rio de Janeiro homenageou e premiou professores e alunos que mais se engajaram no projeto “NaMoral – Ética, Integridade e Cidadania”. Participaram do projeto alunos do 8º ano da Escola Municipal Miguel Ramalho Novo (8ª CRE), em Realengo; da Escola Municipal Fernando Barata Ribeiro (9ª CRE), em Santíssimo e da Escola Municipal Jornalista Carlos Castelo Branco (10ª CRE), em Paciência. O objetivo do NaMoral é desenvolver ações educativas e práticas que promovam o engajamento dos estudantes na missão de transformar o ambiente escolar em um local de vivências de integridade, responsabilidade, respeito, cidadania, justiça, empatia e honestidade.

Para o secretário de Educação Renan Ferreirinha, “é importante ter uma vida baseada na integridade e não no apego material, o professor é quem nos transmite valores morais, quem inspira, quem mostra que podemos ir muito além do que a sociedade tenta nos impor. E a formação de valores é diária. Tenho certeza de que o projeto NaMoral vem para solidificar isso”.
Durante o evento NaMoral Rio 2023 foram exibidas imagens dos melhores momentos das missões desenvolvidas pelas três escolas e da criação do super-herói que tem como características valores éticos escolhidos pelos próprios alunos, a partir das etapas do projeto. Professores e alunos puderam compartilhar relatos de experiências vivenciadas pela comunidade escolar, e houve apresentação de dança e música, com o coral da Escola Municipal Jornalista Carlos Castelo Branco. Duas alunas foram surpreendidas ao verem suas poesias declamadas pelo ator Nelson Freitas, em vídeo.

“É uma honra receber os participantes do projeto NaMoral. Perceber o quanto houve engajamento por parte de vocês é muito gratificante, porque sabemos que os valores trabalhados no NaMoral serão replicados. E é na escola que começamos a praticar valores. E esses valores são aqueles que vocês vão carregar por toda a vida”, declarou o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, durante a abertura do encontro.

Fotos: Alan Costa