Uma conversa com Malala

Publicado em 23/05/2023 - 14:32  |  Atualizado em 20/06/2023 - 14:49
Ativista e jornalista falaram sobre impacto da violência na educação em evento no Maracanãzinho

A ativista Malala Yousafzai e a jornalista Maju Coutinho encontraram com os alunos da Escola Municipal Mestre Waldomiro na segunda-feira (22/5), no Maracanãzinho. Os estudantes acompanharam a fala da paquistanesa durante a abertura oficial da LER – Festival do Leitor (o evento ocorrerá em novembro). A jornalista foi responsável pela condução da conversa, ao lado de Malala.

O convite foi ideia de Maju Coutinho, homenageada pelos alunos da Escola Mestre Valdomiro, no Dia da Mulher, e decidiu retribuir o carinho. Agora os alunos prepararam uma homenagem para ninguém menos que Malala. A ativista, Prêmio Nobel da Paz, é conhecida por lutar pelo direito de mulheres e meninas estudarem. Ela chegou a levar um tiro na cabeça aos 15 anos, após o Talibã tomar o controle de sua cidade, no Paquistão.

Apesar dos alunos viverem tão distantes fisicamente de Malala, suas histórias se cruzam no impacto da violência na educação, que impede ou dificulta milhares de crianças de estudar devido aos conflitos armados.

“Não podemos permitir que nada tire o direito sagrado das nossas crianças e jovens de estudarem. Esse é o nosso papel enquanto educadores e poder público. A presença da Malala traz exatamente essa inspiração e nos faz acreditar que, defendendo a educação e a paz, é possível construir um futuro melhor”, comenta o secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha, presente ao evento.

Já consolidada na cena literária, a LER – Festival do Leitor, prepara sua quinta edição com o foco na exposição e na troca de conhecimento, através de debates com as mais variadas vozes, reunindo uma série de oficinas, debates, saraus, contações de histórias, exposições e atividades multiculturais. Nessa edição, a LER terá como tema central as mulheres.

A intenção é reforçar o compromisso de valorizar, escutar, respeitar e ler as vozes de todos, em especial as femininas. As atividades acontecem de 22 a 26 de novembro, em parceria com a Gerência de Leitura da Secretaria Municipal de Educação, e contam com programação para crianças, jovens, adultos, estudantes, professores e suas famílias em todo estado do Rio de Janeiro.

Socialmente comprometido, o evento literário já trouxe para o Rio de Janeiro grandes nomes da literatura mundial como Yuval Harari, Chimamanda, Valter Hugo Mãe, Mia Couto, Ondjaki, Krenak, Jose Agualusa, entre tantos outros. Desta vez, para celebrar a literatura e a educação, a LER está trazendo para sua grande abertura Malala Yousafzai, a mais jovem mulher a receber o Prêmio Nobel da Paz.

Livres para Estudar

O Projeto Livres Para Estudar, de combate à pobreza menstrual através da distribuição de absorventes em escolas municipais, foi selecionado para levar estudantes da Rede ao evento de abertura. “É um projeto que tem como objetivo democratizar a educação através da equidade de gênero, para que meninas tenham o mesmo direito de frequentar a escola que os meninos. É uma honra que ele tenha sido selecionado para participar dessa atividade que incentiva a leitura, a partir de uma figura tão importante para a equidade de gênero na educação como a Malala”, comemorou Carol Guedes, responsável pelo projeto.

Confira alguns momentos deste dia!