SME inaugura novo Ginásio Educacional Tecnológico em Guaratiba

• SME inaugura novo Ginásio Educacional Tecnológico em Guaratiba
Publicado em 17/10/2023 - 15:17  |  Atualizado em 20/10/2023 - 14:56
Inauguração do GET Olavo Monteiro de Carvalho. Crédito: Patrícia Gomes.

Lançamento do GET amplia o projeto com salas de aula tecnológicas e conceito inovador, que chegará a 200 unidades até 2024

Uma nova unidade da escola mais inovadora do país chegou a Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (17/10), o prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, a secretária municipal de Infraestrutura, Jessick Trairi, e o presidente da Rio-Urbe, Armando Queiroga, entregaram o Ginásio Educacional Tecnológico (GET) Olavo Monteiro de Carvalho, na Estrada do Magarça, em Guaratiba. A inauguração representa um investimento na qualificação da educação alinhada com as vocações tecnológicas e as demandas da sociedade.

“Estamos espalhando os GETs pelo Rio, dessa vez voltando à nossa Zona Oeste, entregando a mais cariocas o modelo de escola pública mais inovador do país”, comemorou o secretário Renan Ferreirinha. “Estamos formando cidadãos para uma nova sociedade, que está em permanente transformação, preparando nossos alunos para se adaptarem aos novos tempos, com conhecimento e oportunidades através de uma educação mão na massa”, completou.

O GET Olavo Monteiro de Carvalho é uma escola do Fundamental I, do 1° ao 5° ano, com capacidade para atender 860 alunos. Essa é a décima unidade de ensino construída desde a retomada do programa Fábrica de Escolas, da Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A escola é formada por 24 salas de aula, colaboratório, sala de leitura, sanitários, quadra poliesportiva, auditório, área administrativa, área de alimentação, entre outros espaços. Climatizados, os ambientes pedagógicos foram erguidos com materiais térmicos e acústicos. Esse ano a escola terá oito turmas, com 280 alunos. Para 2024, a escola funcionará com capacidade máxima.

A previsão é de que, até 2024, a cidade ganhe 23 novas unidades escolares, sendo 18 oriundas do programa Fábrica de Escolas, quatro escolas olímpicas e uma Arena que está sendo transformada em Ginásio Educacional Olímpico. A Rio-Urbe está construindo as unidades com os materiais da desmontagem da Arena do Futuro, que recebeu as competições de handebol e goalball nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, além da Arena 3, que vai virar o GEO Isabel Salgado.

Ginásios Educacionais Tecnológicos

Para potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades, os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas contam com laboratórios maker. Tudo para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao mesmo tempo que impacta o entorno escolar. É a escola municipal contribuindo diretamente para a sociedade.

Temos 70 GETs na rede, atendendo a mais de 30 mil alunos, de todas as idades e de todas as regiões da cidade, para promover uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo. Até o final de 2024 serão 200 GETs.

O Ginásio Educacional Tecnológico está em consonância com iniciativas de outras partes do mundo e são espaços colaborativos, nos quais a “cultura maker”, mais conhecida no Brasil como “mão na massa”, dá o tom. No GET, o estudante é quem está em foco.

Olavo Monteiro de Carvalho

Olavo Egydio Monteiro de Carvalho, grande empresário carioca, era formado em engenharia mecânica pela Technische Universität München, em Munique, na Alemanha. Dirigiu o grupo Monteiro Aranha S.A. entre 1978 e 1996. Mais tarde, o executivo passou a presidir o conselho de administração. O grupo tem participações em empresas como Owens-Illinois, Klabin e Ultra. Em 1997, Olavo fundou o Instituto Marquês de Salamanca (IMDS), em prol da educação de crianças e jovens no Rio de Janeiro. Ele ainda criou o Fórum do Rio com o intuito de formalizar micro e pequenos empreendedores. O executivo foi eleito ainda, duas vezes, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

Momentos da inauguração do GET Olavo Monteiro de Carvalho

Créditos: Alan Costa / Patrícia Gomes.