• SME inaugura GETs Yolis da Silva e Célia Maria de Oliveira Camargo, na Zona Oeste
Publicado em 22/08/2023 - 15:32  |  Atualizado em 22/08/2023 - 15:32
GET Yolis da Silva. Crédito: Guilherme Oliveira

Com duas novas escolas em Inhoaíba, rede municipal expande modelo educacional inovador

A rede municipal de ensino do Rio de Janeiro inaugurou nesta terça-feira (22) mais dois Ginásios Experimentais Tecnológicos (GET) na Zona Oeste. Foram lançadas como GETs as escolas municipais Yolis da Silva e Célia Maria de Oliveira Camargo, ambas em Inhoaíba. São 757 alunos beneficiados no GET Yolis da Silva, que atende o Fundamental I, e 874 alunos da Célia Maria de Oliveira Camargo, que atende alunos do Fundamental II.

“Os Ginásios Experimentais Tecnológicos são uma atualização do modelo educacional proposto pelos CIEPs, integrando diversas áreas do conhecimento. O GET é o CIEP do século XXI”, afirmou o secretário municipal de Educação, Renan Ferrerinha, referindo-se a esse modelo de escola de tempo integral, como a escola mais inovadora do país baseada no método STEAM (sigla em inglês pra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que integra diferentes áreas do conhecimento, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a sensibilidade humana.

A rede municipal, com o lançamento dos Ginásios Experimentais Tecnológicos, busca promover uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo. Serão 70 GETs até o final do ano e 200 até o final da atual gestão municipal.

Esse modelo de escola, os GETs, está em consonância com iniciativas de outras partes do mundo e são espaços colaborativos, nos quais a “cultura maker”, mais conhecida no Brasil como “mão na massa”, dá o tom.

Os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. A ideia é criar condições para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao mesmo tempo que impacta o entorno escolar. No GET, o estudante é que está em foco. É a escola municipal contribuindo diretamente para a sociedade.

Confira algumas imagens da inauguração dos GETs Yolis da Silva e Célia Maria de Oliveira Camargo.

Créditos: Guilherme Oliveira e Alan Costa.