SME homenageia o jogador Marcelo do Fluminense

Publicado em 01/12/2023 - 15:57  |  Atualizado em 19/12/2023 - 10:34
Crédito: Phillipe Marchon

Projeto Trilhas Identitárias da educação carioca valoriza identidades, territórios e memória escolar e o homenageado da vez é o lateral do Fluminense que retorna à escola municipal que estudou na infância

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, em parceria com o Museu da Pelada, realizou no dia 1° de dezembro, a 10ª edição do Trilhas Identitárias com a presença do jogador tricolor Marcelo Vieira. Nesta edição, Marcelo foi a Botafogo, Zona Sul da cidade, onde retornou à Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva, que frequentou entre 2002 e 2005. No dia, foi inaugurado um mural grafitado nos muros da unidade contendo referências ao grande jogador e ex-aluno. A obra é dos artistas grafiteiros Igor Izy e Juan Nakamura.

“O Marcelo é um grande profissional, reconhecido como líder dentro e fora de campo por seus pares. Um ídolo global, com origem no ensino público carioca. O projeto Trilhas busca reforçar os laços identitários, estreitando o relacionamento entre escolas, comunidades e pessoas públicas, que passaram por nossos bancos escolares. É um orgulho pra nossa rede municipal ter o Marcelo como ex-aluno”, exaltou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Revelado nas categorias de base do Fluminense, Marcelo Vieira da Silva Júnior foi promovido ao elenco profissional em 2005. No ano seguinte, foi contratado para o espanhol Real Madrid, onde ficou até 2022. Depois, teve uma rápida passagem pelo Olympiakos, da Grécia, e voltou para o Fluminense este ano, onde foi fundamental para a conquista da Libertadores da América.

“Esse colégio é a minha vida. Meu pai estudou aqui, minha tia. Estou muito feliz. A quadra virou meu nome, cara. Não esperava isso não. Estou muito feliz”, comentou emocionado o jogador Marcelo.

O projeto Trilhas Identitárias mapeia personalidades que tenham sido formadas pela Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro e promove um retorno afetivo ao espaço escolar onde estudaram. Faz uma valorização do patrimônio, das identidades e memórias presentes em nossa educação carioca. O contato dos alunos e alunas com trajetórias pessoais bem sucedidas é outro objetivo do Trilhas.

Trilhas Identitárias

O “Trilhas Identitárias” está em conformidade com a Agenda 2030. Suas ações relacionam-se a aspectos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS como Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero e Paz, Justiça e Instituições Eficazes (na promoção da cultura de paz inclusiva, articulando saberes e fazeres em contexto de não-violência). O projeto Trilhas Identitárias também está alinhado a três dos seis temas definidos entre as prioridades da Prefeitura do Rio para 2021-2024: Longevidade, Bem-estar e Território Conectado, Igualdade e Equidade e Cooperação e Paz. Além disso, o projeto atende a dois eixos norteadores do Plano Estratégico da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, sendo eles, Aprendizagem para Todos e Conectividade.