SME apresenta os GETs na Expo Favela Innovation 2023

Publicado em 31/07/2023 - 16:22  |  Atualizado em 31/07/2023 - 16:24
Expo Favela Innovation Rio 2023, Cidade das Artes. Imagem: Guilherme Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação apresenta os GETs na maior feira de negócios de favela do mundo de tecnologia, cultura e informação, a Expo Favela Innovation 2023.

O estande dos Ginásios Experimentais Tecnológicos (GETs) marca presença no evento, na Cidade das Artes, trazendo a oportunidade aos visitantes de conhecer de perto um pouco do trabalho desenvolvido com os estudantes, utilizando a tecnologia para potencializar ainda mais a aprendizagem. Entre as atividades está o “Morrinho de Identidades”, maquete de uma favela construída pelos alunos, que combina materiais recicláveis e recursos tecnológicos, como sensores ultrassônicos para compor a iluminação de LED das casinhas.

“Essa é mais uma oportunidade pra gente mostrar que o investimento público pode ser referência para o país. Os GETs chegam na nossa rede como o modelo de escola mais inovadora do Brasil. Estamos aqui pra mostrar que a tecnologia pode e deve estar nas salas de aula, permitindo que todas as crianças tenham acesso a estes recursos, que potencializam a aprendizagem e desenvolvem novas habilidades. Nossa participação busca inspirar a sociedade com este trabalho”, comentou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

“Nossos GETs estão em todos os pontos do Rio, inclusive nas comunidades. Não poderíamos ter melhor espaço para exibir esse projeto que é orgulho da prefeitura do Rio e pode inspirar outras redes de ensino.”, afirmou Ferreirinha.

O estande conta, também, com o “Labirinto Elétrico”, um jogo desenvolvido por alunos, e que ajuda a desenvolver a coordenação motora, concentração e cognição para a solução de problemas, permitindo ao público mergulhar no mundo da gamificação da educação. A criatividade e a tecnologia se encontram ainda nas oficinas de programação e nas demonstrações de ferramentas como impressoras 3D, máquinas de costura e equipamentos de robótica, que estão inseridas no cotidiano de aprendizado dos alunos.

Para potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades, os GETs oferecem aos estudantes a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas contam com laboratórios maker. Tudo para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao mesmo tempo que impacta o entorno escolar. É a escola municipal contribuindo diretamente para a sociedade e comunidade local.

Confira alguns momentos da participação do Ginásio Experimental Tecnológico na Expo Favela Innovation 2023.

Imagens: Guilherme Oliveira