• Secretaria Municipal de Educação e Goethe-Institut celebram parceria para ensino bilíngue alemão
Publicado em 31/01/2024 - 20:02  |  Atualizado
Foto: Acervo SME

Neste início de ano, um novo capítulo na educação bilíngue alemã foi oficializado com a assinatura do Acordo de Cooperação Pedagógica entre a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME) e o Goethe-Institut Rio de Janeiro. Este acordo promissor visa enriquecer o ambiente educacional nas escolas públicas municipais, por meio do ensino do idioma alemão em unidades do Fundamental I e II, além de dar continuidade ao Projeto Escolas Bilíngues, iniciado em 2017.

A rede municipal vai contar com o ensino da língua alemã também na Escola Municipal Rodrigo Mello Franco Andrade, no Andaraí. As outras duas unidades com ensino do idioma são o CIEP Oswald de Andrade e a EM Epitácio Pessoa. O acréscimo vai proporcionar aos alunos uma experiência educacional única e enriquecedora, além de criar um Hub de ensino de alemão em escolas municipais na Grande Tijuca.

“A assinatura do acordo marca o início de um novo capítulo na educação bilíngue alemã em nossas escolas, ampliando as perspectivas educacionais e abrindo novas portas para o futuro de nossos alunos, através da diversidade linguística e cultural para uma educação verdadeiramente global”, explica o secretário Renan Ferreirinha.

O Subsecretário de Ensino do Município, Adriano Giglio, e o Vice-Diretor Executivo e Diretor de Ensino do Goethe-Institut, Fabio Anschau, se reuniram na MultiRio para alinhar os próximos passos desta parceria estratégica.

Este é apenas o começo de uma colaboração que visa não apenas enriquecer o currículo escolar, mas também abrir novas oportunidades educacionais para os alunos da rede municipal. O Goethe-Institut e a SME Rio convidam todos a se envolverem e acompanharem de perto este excitante capítulo na educação carioca.