• Secretaria Municipal de Educação do Rio lança Protocolo de Prevenção, Proteção e Segurança Escolar
Publicado em 18/03/2024 - 12:03  |  Atualizado em 05/04/2024 - 15:39
Crédito: Alan Costa

O documento servirá como um guia prático para profissionais da Educação com
orientações específicas para lidar com diferentes tipos de violência

A Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME) lançou nesta segunda-feira, 18 de março, o Protocolo de Prevenção, Proteção e Segurança Escolar, durante o 2º Fórum de Prevenção às Violências na Escola (FPVE), na Escola de Formação
Paulo Freire. O documento foi criado a partir do compromisso da Secretaria com a proteção da comunidade escolar. Ao longo dos últimos anos, a Secretaria tem se dedicado ao enfrentamento de questões que vão além dos processos de ensinar e aprender, como acolher e cuidar de crianças e adolescentes que são vítimas de violências, seja entre estudantes, seja autoprovocada ou até mesmo violência contra a própria escola. O Protocolo de Prevenção, Proteção e Segurança Escolar servirá como um guia prático para diretores e professores, oferecendo orientações específicas para lidar com diferentes tipos de violência. Desde o bullying até a violência racial, cada forma de violência possui uma abordagem personalizada.

O documento foi elaborado Secretaria Municipal de Educação e contou com o apoio dos seguintes parceiros: Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Secretaria Especial de Inclusão e Diversidade Religiosa (SEID), Centro de Operações Rio (COR), Guarda Municipal (GM-RIO), Defesa Civil Municipal do Rio de Janeiro, Esquadrão Antibombas da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), Fundo das Nações Unidas para a
Infância (UNICEF) e Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

“Cada caso é único e merece uma resposta específica. O protocolo foi desenvolvido com essa premissa em mente, reconhecendo que as escolas precisam de orientações claras e eficazes para agir em resposta a diferentes tipos
de violência. Seja bullying, violência racial ou qualquer outra forma de agressão, o protocolo oferece um guia detalhado, passo a passo, para diretores e professores lidarem com cada situação de forma adequada e empática”, afirma o secretário municipal de educação, Renan Ferreirinha.

O lançamento oficial do Protocolo foi durante o 2º Fórum de Prevenção às Violências na Escola (FPVE), que tem o objetivo de promover um diálogo aberto e inclusivo sobre as relações entre estudantes e entre profissionais e estudantes,
visando criar ambientes escolares fundamentados no respeito mútuo, na valorização das diferenças e na promoção da diversidade.

O Fórum contou com duas mesas de debates, com transmissão ao vivo pelo canal da MultiRio no YouTube. Os profissionais da educação tiveram a oportunidade de participar ativamente dessas discussões, contribuindo para a construção de soluções eficazes. Além das mesas, foi realizada uma oficina interativa envolvendo estudantes, com o objetivo de promover a participação ativa dos jovens na busca por um ambiente escolar mais seguro e inclusivo.
Aplicativo Escola Segura Em abril de 2023, a Secretaria lançou o aplicativo Escola Segura, que foi criado para fazer um acompanhamento e monitoramento de todas as ocorrências de diferentes tipos de violências praticadas ou percebidas nas 1.556 unidades da rede.

O aplicativo é destinado às equipes gestoras da rede e tem como objetivo agilizar a comunicação entre as escolas, as Coordenadorias Regionais de Educação, a sede da Secretaria de Educação e outros órgãos públicos, por meio da integração com o Centro de Operações Rio (COR), tornando o atendimento e a resolução dos casos mais ágil, simples e unificada.