• Secretaria lança aplicativo para rastrear alunos faltosos e evitar a evasão escolar
Publicado em 27/06/2023 - 17:11  |  Atualizado em 27/06/2023 - 17:28
Lançamento App DiáRio - Escola de Formação Paulo Freire
Aplicativo DiáRio produzirá perfil dos alunos que mais faltam e alerta chegará rápido aos responsáveis, acelerando busca ativa

O desafio de manter os 660 mil alunos da rede municipal em sala de aula, com alta frequência, ganha o reforço do aplicativo DiáRio, que vai rastrear e controlar, em tempo real e de forma digital, a infrequência dos estudantes das 1.549 unidades escolares. Por meio do aplicativo, será possível identificar e acompanhar os alunos com maior número de faltas, facilitando a intervenção precoce e evitando que eles abandonem os estudos.

O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, que lança o app nesta terça-feira (27), na Escola de Formação Paulo Freire, no Centro do Rio, ressalta o compromisso de não perder nenhum aluno: “O aplicativo DiáRio é um passo importante nessa direção, colocando a chamada na palma da mão e fortalecendo os esforços para manter os alunos engajados e presentes na sala de aula”.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e pela Empresa Municipal de Informatica – IPLANRIO, o DiáRio já está em uso experimental desde o início do ano letivo, mas seus resultados já podem ser aferidos, permitindo o planejamento das ações de busca ativa na rede. A ferramenta vai contribuir para melhorar a gestão acadêmica, antes restrita aos métodos tradicionais de registro de frequência baseados em diários de papel.

Uma das principais vantagens do app, que faz parte do Projeto Frequência, é a possibilidade de traçar perfis detalhados dos alunos em risco de evasão, levando em consideração diversos aspectos, como localização geográfica, situação socioeconômica, gênero e idade. As informações coletadas pelo DiáRio serão utilizadas para informar os familiares dos alunos com maior índice de infrequência, aumentando a eficácia das medidas de busca ativa, através da abordagem direcionada.

Cada escola receberá boletins diários com as frequências registradas, permitindo uma rápida identificação dos alunos com maior número de faltas. Graças à campanha de busca ativa, realizada no ano passado, a rede municipal de ensino alcançou a menor taxa de abandono da história, com apenas 0,86%.

Conheça alguns momentos do lançamento do Aplicativo DiáRio:

Imagens: Guilherme Oliveira