• Projeto NaMoral agita escola com dança, música, poesia e presença de super herói na zona oeste
Publicado em 14/09/2023 - 16:22  |  Atualizado em 14/09/2023 - 16:35

Ação promove valores como integridade, respeito e honestidade

A quadra da Escola Municipal Fernando Barata Ribeiro foi o palco do “Dia D” do projeto NaMoral, nesta semana. O evento que agitou o bairro de Santíssimo, na Zona Oeste, contou com apresentações artísticas dos alunos e homenagens a personagens importantes na comunidade escolar. O projeto visa ao desenvolvimento de ações educativas que reafirmam o papel da escola como local de promoção de conceitos como integridade, responsabilidade, respeito, cidadania, justiça, empatia e honestidade. Esta foi a primeira de três unidades da rede municipal de educação a receber o evento. A ação vai acontecer também na Escola Municipal Miguel Ramalho Novo, em Realengo, e na Escola Municipal Jornalista Carlos Castelo Branco, em Paciência.

“Preparar os nossos jovens para o futuro é mais do que ofertar o melhor conteúdo em sala de aula. É também dar lições de cultura de integridade e honestidade. É desta forma que nós formamos cidadãos que lá na frente vão ser referência não só nas suas famílias, mas para toda a sociedade”*, ressalta o secretário de Educação Renan Ferreirinha.

O gari Anderson Ambrósio de Souza recebeu uma homenagem para lá de especial. Eleito o “herói da escola”, ele desfilou de capa azul no evento. Em seu “super traje”, estavam registrados conceitos e valores do projeto NaMoral que refletem a atuação dele na escola, como honestidade, empatia e respeito. Souza foi escolhido pelos alunos do 8º ano, por ser fonte de inspiração para os jovens ao praticar, no dia a dia, tudo aquilo que está em pauta no projeto. Além do gari, os alunos também desfilaram com camisetas com as frases “Esperto mesmo é ser honesto” e “Minhas escolhas escrevem a minha história”. Após os desfiles, teve leitura de poesias e apresentações de dança e música.

“O Dia D é o momento de mostrar para os alunos o que é o projeto NaMoral, bem como valores e virtudes que devem ser trabalhados. A nossa expectativa é que o Dia D se repita em muitas outras escolas”, ressaltou a titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação da Capital e gestora do NaMoral no Rio de Janeiro, a promotora de Justiça Gláucia Santana.

A promotora também se colocou à disposição para voltar à escola para explicar o que é o Ministério Público. “Hoje, nós estamos aqui para aplaudir vocês, mas quero voltar para conversar mais”, destacou.

A diretora da Escola Municipal Fernando Barata Ribeiro, Patrícia Bassin, já vê o projeto se refletindo no comportamento dos alunos. “Eles se envolveram. Agora, eles têm a preocupação de ver se a bica está fechada, porque agora eles têm consciência que aquele patrimônio é deles, e se encontrarem algo no chão têm que procurar o dono. O NaMoral veio em um momento muito importante para a comunidade escolar”, disse a diretora.

A festa preparada por profissionais e alunos da unidade escolar impressionou até o coordenador do projeto no Rio de Janeiro, Rafael Vieira Queiroz. “Foi lindo ver a escola toda decorada com os valores trabalhados no NaMoral e a comunidade escolar verdadeiramente imbuída em participar desse processo de transformação, assumindo o protagonismo na adoção de condutas íntegras sob a perspectiva individual, coletiva e altruísta”, ressaltou.

O NaMoral foi desenvolvido pelo MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal) para difundir o conceito de cidadania plena, o valor da honestidade e para colaborar na formação de cidadãos responsáveis. Está alinhado à visão, missão, valores e objetivos estratégicos do MPRJ e, no Rio de Janeiro, foi formatado em conjunto pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação (CAO Educação/MPRJ), 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação da Capital, IERBB/MPRJ, MPDFT, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Integridade e Transparência.

Para Rodrigo Corrêa, Secretário de Integridade, “o projeto representa mais um importante avanço do Rio de Janeiro na implementação de práticas de integridade, uma bandeira relevante da gestão do Prefeito Eduardo Paes. A parceria com a Secretaria de Educação garante ainda o foco nas crianças e nos jovens, peças-chave na construção da cidade que desejamos”.