Programa Nacional de Inclusão de Jovens forma 118 alunos no Ensino Fundamental

• Programa Nacional de Inclusão de Jovens forma 118 alunos no Ensino Fundamental
Publicado em 03/10/2023 - 16:43  |  Atualizado em 03/10/2023 - 18:28
Formatura do ProJovem. Cidade das Artes. Crédito: Guilherme Oliveira

A cerimônia de formatura, na segunda-feira, 02/10, na Cidade das Artes, contou com a presença de representantes do ministério da Educação e do secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens, conhecido como ProJovem, é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro que visa proporcionar educação para jovens que interromperam seus estudos para trabalhar. Nesse programa, eles têm a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental, além de receber qualificação profissional inicial.

– O ProJovem é uma importante ferramenta de inclusão e transformação na vida dos jovens que enfrentam dificuldades para concluir seus estudos e ingressar no mercado de trabalho.  A formatura desses alunos é celebrada não apenas por eles, mas também por todos os envolvidos na área da educação, que se emocionam com as histórias de superação. A nossa missão é proporcionar as melhores condições para que essas conquistas continuem acontecendo, – afirma Renan Ferreirinha

Durante 18 meses de curso, os alunos têm acesso aos mesmos benefícios oferecidos aos outros estudantes da Rede Municipal de ensino, incluindo material escolar, livros, uniforme e refeição completa. Além disso, eles podem utilizar as instalações da escola, como laboratório de informática e sala de leitura, e recebem o RioCard, o sistema eletrônico de passe livre para estudantes.

Ao concluir o curso, os alunos aprovados recebem o certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e uma indicação de Qualificação Profissional Inicial, que é oferecida na escola onde estudaram. Com esses certificados em mãos, eles são incentivados a continuar seus estudos e a se matricularem nas escolas de Ensino Médio.

Raíssa dos Santos, 23 anos, garante que não vai mais parar. Descobriu o ProJovem na mesma escola do filho, mas teve vergonha de se matricular. Incentivada pela professora, venceu a resistência e hoje, com o certificado de conclusão, diz que todo o esforço valeu à pena:

– Tive muitas dificuldades,  pensei várias vezes em desistir, achando que não conseguiria concluir os estudos. Mas tive o apoio de mulheres maravilhosas que me ajudaram com as matérias, os trabalhos e, graças a Deus, estamos aqui. Chegamos aqui com a ajuda umas das outras, afirma.

O ProJovem também fez diferença na vida de Yathan Cordeiro, 24 anos. Morador da Maré, abandonou os estudos ainda adolescente, vivia com muita dificuldade com a avó e os quatro irmãos. Ano passado, resolveu voltar a estudar: – Eu fui morar na rua, estava sem rumo, fui parar numa casa de recuperação. Lá, fui incentivado a voltar a estudar, através do ProJovem. Fui ao cinema pela primeira vez, construí  minha auto-estima e me sinto preparado para seguir nos estudos e no trabalho.

Salas de Acolhimento

O programa também oferece apoio às alunas e alunos que são mães e pais,  disponibilizando salas de acolhimento para que suas crianças de zero a 8 anos possam permanecer durante o horário das aulas. A iniciativa visa reduzir a possibilidade de evasão escolar, principalmente das mulheres, promovendo a inclusão e quebrando o ciclo de reprodução de desigualdades.

Qualificação profissional

A qualificação profissional no ProJovem Urbano é dividida em Arcos ocupacionais, e nos núcleos da cidade do Rio de Janeiro, são trabalhados Turismo e Hospitalidade, permitindo que os alunos se aproximem do mundo do trabalho com uma nova perspectiva.

Momentos da cerimônia de formatura dos estudantes do ProJovem

Crédito: Guilherme Oliveira