Professores são contemplados com formações na Universidade de Columbia

• Professores são contemplados com formações na Universidade de Columbia
Publicado em 22/09/2023 - 17:51  |  Atualizado em 22/09/2023 - 18:15
Professores em formação na Universidade de Columbia. Crédito: Paulo Ubaldino

Professores que se destacaram na Olimpíada Carioca de Matemática e nos GETs farão um curso intensivo em uma das principais escolas de formação de professores do mundo

Hello, New York City! Os professores da rede municipal de educação do Rio estão chegando com tudo na terra da Estátua da Liberdade! Sempre com o intuito de garantir uma formação continuada aos profissionais que estão nas salas de aula, a Secretaria oferece dessa vez um intensivo de aprendizagem na Universidade de Columbia, em Nova York, durante uma semana de atividades acadêmicas.

Ao todo, 24 professores participam da viagem, divididos entre aqueles que se destacaram pelo desempenho de seus alunos na Olimpíada Carioca de Matemática e também professores dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs), com a missão de trazer na bagagem a missão de multiplicar o que aprenderam. O curso é imersivo, focado na cultura maker, que busca incentivar fazer com que os alunos despertem seus próprios interesses e coloquem a mão na massa para realizar os projetos.

No ano passado, a Secretaria de Educação já havia tido a iniciativa de levar os professores e os resultados foram tão bons, que, neste ano, a política pública cresceu e mais profissionais estão sendo levados para a formação no exterior.

“É muito especial poder participar desse momento. A gente acredita muito na formação continuada para o desenvolvimento dos nossos educadores, dessa forma, a gente busca ter acesso às melhores oportunidades possíveis. Nosso objetivo é premiar e valorizar os profissionais que se destacaram ao longo do ano e será uma honra acompanhar esse grupo profissional nessa missão”, diz o secretário Renan Ferreirinha.

“Estar em um palco acadêmico global, a Universidade de Columbia, falando de um dos nossos mais inovadores projetos tecnológicos, os GETs, ajuda a ecoar nossas ideias, e a captar novos aprendizados para o futuro. É um investimento em nossos professores que irá reverberar nas práticas pedagógicas e nos nossos alunos”, disse Cadu Jascone, que foi aluno da rede, atualmente é servidor e responsável pelo Projeto GET.

Os profissionais contemplados também estão animados com a experiência e esperam trazer conhecimento que será dividido nas salas de aula com alunos e na rede, com seus pares.

“A gente fala muito em empoderar o aluno. Trazer o aluno para esse lugar lugar de protagonismo. Mas pra gente fazer isso, também tem que estar inserido nesse processo. Acho que isso empodera o professor também”, comemora Carmem Férreas, professora Articuladora GET Gurgel do Amaral.

“As expectativas são as melhores possíveis. Representar a Secretaria Municipal de Educação nesse projeto de parceria com a Universidade de Columbia. Esse conhecimento será fundamental para aprimorar minhas aulas com os alunos”, completa André Máximo, professor Articulador GET Coelho Neto.