Prefeitura do Rio recebe 950 novos Agentes de Apoio à Educação Especial

• Prefeitura do Rio recebe 950 novos Agentes de Apoio à Educação Especial
Publicado em 30/01/2024 - 16:49  |  Atualizado em 30/01/2024 - 16:53
Crédito: Alan Costa.

Secretaria de Educação tem 1.300 vagas abertas para estágio remunerado e já abriu outro processo seletivo para até 950 novas vagas de agentes

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário de Educação, Renan Ferreirinha, receberam e deram as boas-vindas, nesta terça-feira (30/1), aos 950 novos Agentes de Apoio à Educação Especial que se juntam à equipe da Rede Municipal de Ensino. Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação conta com um recorde histórico de 6.500 profissionais focados na Educação Especial, alcançando a marca de um profissional para cada quatro alunos. Um crescimento expressivo, visto que o número de alunos atendidos dobrou nos últimos dez anos, passando de 11.608, em 2013, para 24.569 em dezembro de 2023.

– Vim aqui dar as boas-vindas para vocês pelo simbolismo disso. Vocês estão entrando na maior rede pública do Brasil. É um prazer e uma honra ter vocês trabalhando conosco. A presença de vocês tem que significar para nós os próximos desafios nesse campo específico da educação e também em toda a educação carioca – afirmou Eduardo Paes.

O início do ano letivo chega também com o reforço de 1.300 vagas abertas para estágio remunerado no Serviço de Apoio à Educação Especial. Os estagiários irão auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem, colaborar nas atividades dos professores regentes de turma e contribuir para superar desafios enfrentados pelos alunos da Educação Especial.

– Esse é um marco que mostra a prioridade da Educação Especial nessa gestão. Atingimos uma marca histórica de profissionais totalmente dedicados à Educação Especial, o que nos coloca numa proporção muito melhor para conseguir acolher e apoiar os nossos estudantes nesse processo de inclusão, acolhimento e aprendizado. Estamos muito felizes e esperamos que esses novos agentes possam chegar com muita vontade em contribuir com a nossa Rede Municipal de Ensino – disse Renan Ferreirinha.

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação lança um novo processo seletivo para Agente de Apoio à Educação Especial, oferecendo até 950 novas vagas para contratações imediatas. Estes profissionais desempenharão um papel crucial nas Unidades Escolares, apoiando o processo de inclusão e estimulando a independência dos alunos. O contrato terá duração inicial de seis meses, com possibilidade de prorrogação por mais três.

Treinamento

Especializado em educação especial no Brasil, o Instituto Helena Antipoff é o responsável pela preparação e treinamento dos agentes. Segundo a diretora Bruna Serpa, o trabalho tem o objetivo de solidificar a proposta da Rede Municipal, ou seja, tornar o ensino eficiente e com qualidade.

– Nós estamos formando esses agentes para que eles possam iniciar o ano letivo de forma preparada e, assim, atender a demanda da Rede. A educação hoje vem se preparando para atender todos os alunos de forma igualitária. Entendemos que é um trabalho sensível, que necessita de um olhar aprimorado.

Funcionária da Escola Municipal Claudio Besserman Vianna, em Rio das Pedras. Seny Felix disse estar preparada para esse novo desafio em sua carreira.

– Para mim será uma grande experiência. Para as crianças representa a inclusão, que é o mais importante. Será um desafio para mim. Ano passado eu trabalhei como assistente de alfabetização e agora vou encarar essa novidade.

Companheira da mesma escola em Rio das Pedras, Cibele Ripardo já atuava com a educação especial e agora quer usar sua experiência na nova função.

– É algo mais pessoal do que profissional para mim. Eu era estagiária do município do Rio, onde me propus a realizar um trabalho voltado para a educação especial. O meu TCC é voltado para isso. O mais importante é a inclusão, empatia, é a gente dar acessibilidade para quem tem alguma deficiência.