Novos Ginásios Experimentais Tecnológicos em Santa Cruz

• Novos Ginásios Experimentais Tecnológicos em Santa Cruz
Publicado em 15/05/2023 - 16:01  |  Atualizado em 15/05/2023 - 16:16
Os GETs atenderão mais de 1.700 alunos, do ensino fundamental I e II

Duas unidades da escola mais inovadora do país chegam a Santa Cruz. O secretário de educação Renan Ferreirinha, e o presidente da Rio-Urbe, Armando Queiroga, inauguraram, na quarta-feira (10/05), dois Ginásios Experimentais Tecnológicos: o GET Armando Klabin e o GET Ricardo Bentrani. As inaugurações representam um investimento na qualificação da educação alinhada com as vocações tecnológicas e as demandas da sociedade.

“O GET é o modelo de educação mais inovador do Brasil. É uma educação mão na massa, onde nossos alunos são colocados em contato com a tecnologia e o conhecimento. É um lugar de criatividade, de sensibilidade e de protagonismo. É onde o aluno pode entrar em um colaboratório super tecnológico e que inspira toda a escola. O aluno pode aprender a programar, e elaborar as próprias questões matemáticas e pensar nas soluções. O GET tem esse caráter inovador e hoje esta região pode usufruir disso com a inauguração de duas unidades”, afirmou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Os dois novos GETs, construídos pela Empresa Municipal de Urbanização – RIO-URBE, têm capacidade de atendimento para mais de 1.700 alunos, do ensino fundamental I e II. Cada unidade conta com 24 salas de aula, colaboratório, sala de leitura, quadra coberta, auditório, área administrativa, área de alimentação, entre outros espaços. Climatizados, os ambientes pedagógicos foram erguidos com materiais térmicos e acústicos.

Ginásios Experimentais Tecnológicos

Para potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades, os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas contam com laboratórios maker. Tudo para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao mesmo tempo que impacta o entorno escolar. É a escola municipal contribuindo diretamente para a sociedade. A SME já possui 17 Ginásios Experimentais Tecnológicos. Até o final deste ano, a previsão é de um total de 75 GETs na rede, atendendo a mais de 30 mil alunos, de todas as idades e de todas as regiões da cidade, para promover uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo.

O Ginásio Experimental Tecnológico está em consonância com iniciativas de outras partes do mundo e são espaços colaborativos, nos quais a “cultura maker”, mais conhecida no Brasil como “mão na massa”, dá o tom. No GET, o estudante é quem está em foco.

A antiga Escola Municipal Ricardo Brentani, que funcionava na Cidade das Crianças, foi realocada para o novo prédio de ensino fundamental I, passando a ser o GET Ricardo Brentani, com capacidade para 860 alunos, mais que o dobro de antes. Já o GET Armando Klabin é dedicado a receber alunos do ensino fundamental II, com capacidade também para 860 alunos.