• Mostra Municipal de Multilinguagens lança o tema de 2024 e entrega troféus na EPF
Publicado em 08/04/2024 - 14:12  |  Atualizado em 12/04/2024 - 13:07
Crédito: Patricia Gomes

Este ano, o tema escolhido é “O Brasil e seus Brasis”, a influência dos povos originários na construção de nossa identidade cultural.

Nesta quinta-feira (4/3), a, entregou troféus aos participantes selecionados na 3ª edição da Mostra Municipal de Multilinguagens (MML), que incluiu a Mostra de Dança e o Festival Carioca de Educação Musical (FECEM), no Auditório da Escola Paulo Freire.

A 3ª Mostra Municipal de Multilinguagens, realizada em 2023, reuniu projetos artísticos desenvolvidos ao longo do ano nas unidades escolares. Cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE) selecionou três trabalhos entre todos os projetos artísticos para se apresentarem na MML. Participaram alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos e Escolas Especiais. Dos 905 trabalhos apresentados nas mostras regionais, 33 foram selecionados para o evento, que reuniu música, dança, teatro e artes visuais.

O tema da mostra de 2023 foi a comemoração de 20 anos das leis que tornaram obrigatório o ensino de história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena. Para 2024, em sua 4ª edição, o tema será “O Brasil e seus Brasis”, a influência dos povos originários na construção de nossa identidade cultural.

Clique aqui e acesse o edital da 4ª Mostra Municipal de Multilinguagens

Sobre a Mostra Municipal de Multilinguagens

A MML inclui todos os projetos artísticos da rede municipal de ensino: o Festival Carioca de Educação Musical (FECEM), a Mostra de Dança, o Lentes do Olhar, o Sons do Rio e o Festa na Rede. O FECEM, que completa 35 anos, promove a Educação Musical, desenvolvendo habilidades artístico-culturais. Já a Mostra de Dança chega à sua 40ª edição.

O Lentes do Olhar, presente na rede desde 2019, explora trabalhos de Artes Visuais. O Festa na Rede, criado em 2018, explora o talento dos alunos em Artes Cênicas. Produções teatrais das escolas vão além das salas de aula, ocupando espaços culturais da cidade.

Finalmente, o Sons do Rio, que começou em 2022, é uma mostra de trabalhos de educação musical que usa a diversidade sonora e expressiva dos estudantes, estimulando o fazer artístico em sua linguagem musical no formato de canto coral ou orquestra.

Confira alguns momentos: