• Maio Amarelo: SME e CET-Rio se reúnem para conscientizar alunos sobre Prevenção de Acidentes de Trânsito
Publicado em 17/05/2024 - 12:01  |  Atualizado
Crédito: Patrícia Gomes

Mais uma vez, a Secretaria Municipal de Educação e a CET-Rio uniram forças para conscientizar alunos da rede para a Prevenção de Acidentes de Trânsito. O movimento Maio Amarelo tem o objetivo de incentivar a realização de ações e campanhas coordenadas entre o Poder Público e a Sociedade Civil, nacionalmente, com foco na segurança viária, para conscientizar e estimular mudanças de comportamento da sociedade em função da segurança de todos nas vias.

Nesta quinta-feira, 16 de maio, nossos alunos da Escola Municipal Bangu assistiram à peça de teatro do Programa A Caminho da Escola 2.0, na Praça Guilherme da Silveira. A apresentação faz parte da parceria entre a CET-Rio e SME, que realiza atividades em escolas públicas municipais durante o ano todo, como a peça de teatro, atividades lúdico-educativas em sala de aula, oficina com professores, distribuição de materiais de educação para o trânsito e ações que viabilizam a participação da comunidade escolar na elaboração de projeto de intervenções urbanísticas (urbanismo tático) a serem realizadas no entorno das escolas. Essas atividades beneficiam toda a comunidade escolar, moradores e pessoas que circulam na região.

“Todo conhecimento é válido. Seja dentro ou fora dos muros da escola. Ao promover a educação para a segurança no trânsito no cotidiano de nossos alunos, estamos contribuindo para formar cidadãos mais conscientes e responsáveis. Isso vai se refletir tanto na própria segurança quanto na dos outros membros da comunidade, ajudando a reduzir o número de acidentes e promovendo um trânsito mais seguro e harmonioso”, pondera o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

Em 2024, o tema adotado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), para orientar as campanhas educativas ao longo do ano, é “Paz no Trânsito Começa por Você”.

No Rio de Janeiro, ao longo de todo o mês de maio, o grupo composto pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria do Meio Ambiente e Clima (SMAC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Detran RJ; Educação Lei Seca, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Rio Ônibus e Instituto Pretos Novos (IPN) vai realizar ações educativas, passeios culturais, treinamentos, debates, além de distribuir equipamentos de segurança e materiais educativos.