• Inovação e tecnologia entram na pauta dos alunos repórteres da Prefeitura do Rio no Startup 20
Publicado em 19/04/2024 - 15:55  |  Atualizado em 19/04/2024 - 16:06
Banco de imagens

O GEO Fernando de Azevedo foi a escola representante na cobertura, acompanhando as atividades e realizando entrevistas com a cônsul-geral americana, Jacqueline Ward, entre outros

A imprensa mirim carioca que está produzindo notícias sobre os eventos relacionados ao G20 no Rio de Janeiro, formada por estudantes da Rede Pública Municipal, esteve em mais uma cobertura nesta terça-feira (16): o evento do Startup 20, grupo de engajamento do G20 e que realiza seu segundo encontro, desta vez no Rio. O encontro do grupo foi realizado durante o Web Summit, um dos maiores eventos internacionais de tecnologia e inovação, e trouxe discussões sobre o ecossistema das startups no Brasil e no mundo.

A cobertura faz parte da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e a Coordenação de Comunicação do G20, que mobiliza alunos cariocas do projeto Andar (Agência de Notícias dos Alunos da Rede), coordenado pela MultiRio.

A aluna Rafaella Amador, acompanhada da professora Jillian Antunes, foi a correspondente para o encontro do Startup 20 pela EMFA Mídia, jornal do Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Fernando de Azevedo, disciplina eletiva da Andar e que mostra que, além dos atletas estudantis, a escola também é cheia de outros talentos.

Durante o evento, a estudante, de 14 anos e que está no 9º ano do Ensino Fundamental, entrevistou a cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Jacqueline Ward; o presidente do Comitê Rio G20, Lucas Padilha; e o governador do Amapá, Clécio Luís, cujo estado recebeu o primeiro encontro do Startup 20, além de participantes que estavam assistindo aos debates, representando uma produção jornalística que começou na escola.

“Começamos fazendo algumas reuniões para entender um pouco o que era o Startup 20 e o G20, para vir ao evento já com uma base. Depois separamos em grupos para cada um fazer o que tinha que fazer. Vou dar meu exemplo, que era reportagem e edição. Como os repórteres, vimos quem estaria no evento, o que fariam, o que seria falado. Fizemos um planejamento para quando chegasse aqui já tivesse uma base do que falar e com quem falar. Tudo que for postado [nas redes sociais] vai ter um texto feito por outras pessoas”, contou Rafaella, mostrando a produção de “gente grande”.

A EMFA Mídia, de produção audiovisual e que publica suas notícias pelas redes sociais, é uma das iniciativas da Andar, que reúne 72 escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro com ações de jornalismo estudantil em diferentes linguagens e mídias. A Agência de Notícias dos Alunos da Rede, criada há cerca de um ano e meio, reúne escolas de todas as regiões da cidade e mobiliza atualmente mais de 700 estudantes. Os estudantes produzem notícias para os canais e veículos da escola – redes sociais, jornal mural, revista digital, entre outros –, que também vão para o site da Andar (www.multi.rio/andar).

“A educação midiática é imprescindível para crianças e adolescentes para que desenvolvam habilidades críticas e analíticas na era de informação, e desinformação também. O propósito de uma iniciativa como a Andar – Agência de Notícias dos Alunos da Rede do Rio de Janeiro é que essas competências sejam desenvolvidas na prática, em torno de uma rede de trocas e colaboração entre estudantes, professores e toda comunidade escolar em torno de projetos de práticas jornalísticas e de apuração”, ressaltou a presidente da MultiRio, Maíra Moraes.

“É interessante que os alunos estejam presentes em eventos como o Startup 20, reuniões da Cúpula do G20 e outros, porque conseguimos aplicar a interdisciplinaridade e conectar todos os conteúdos que eles têm, que eles aprendem, desenvolvem, problematizam na escola e aplicam aqui. Eles se sentem pertencentes à sociedade e desenvolvem um pensamento crítico que é extremamente importante para a formação dos cidadãos cariocas”, disse a professora Jillian Antunes, orientadora da EMFA Mídia.

*Notícia realizada pela Assessoria da MultiRio.