Inauguração GET Pablo Picasso

Publicado em 27/03/2023 - 15:38  |  Atualizado em 27/03/2023 - 15:59

Novo Ginásio Experimental Tecnológico na Zona Oeste

Unidade foi inaugurada em Padre Miguel, na Zona Oeste; meta é chegar à marca de 75 GETs até o final de 2023 no município do Rio

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro inaugurou nesta quinta-feira (23/3) o novo Ginásio Experimental Tecnológicos Pablo Picasso, em Padre Miguel. Modelo de escola mais inovador do Brasil, os GETs seguem a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) alinha tendências mundiais de aproximação da educação escolar à realidade do dia a dia dos alunos. O foco no protagonismo do estudante, no estímulo ao pensamento crítico e no desenvolvimento de novas habilidades estão no centro do projeto pedagógico dos GETs.

Até o final do ano, a previsão é que a rede conte com 75 GETs, – entre novas unidades e outras remodeladas – atendendo aos alunos de todas as idades e regiões da cidade, com a promoção do ensino integral.

Para potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades, os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar, para além do livro didático. As escolas contam com laboratórios maker, com recursos que vão desde máquinas de costura a impressoras 3D. Tudo para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e possa aprender colocando a mão na massa. Impactar o entorno escolar também faz parte da missão dos GETs, contribuindo diretamente para a sociedade.

“Toda inauguração de GET representa um passo em direção a uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo, além de ser um investimento na educação integral, na qual acreditamos muito. A gente conta com a tecnologia como grande aliada no processo de aprendizagem”, afirmou Renan Ferreirinha, secretário Municipal de Educação.

“Estamos proporcionando aos nossos alunos uma educação que os prepare ainda melhor para o futuro e de forma que sejam os protagonistas do seu próprio processo educacional”, completou.

Localizada na Zona Oeste, a Escola Municipal Pablo Picasso foi transformada em GET com a construção do laboratório maker, que passa a seguir o modelo proposto, trazendo inovação e convidando os estudantes a pensar em propostas inovadoras e soluções criativas, com um trabalho interdisciplinar. A unidade atende a 240 alunos, do Ensino Fundamental I.

Neste mês de março, outras três unidades foram reformuladas e transformadas em Ginásios Experimentais Tecnológicos. O primeiro foi o GET Professor Ari Marques Pontes, em Guaratiba, que atende a 1.179 alunos, do 6º ao 9º ano. A segunda foi o GET Medalhista Olímpica Mayra Aguiar da Silva, em Campo Grande, que tem 493 alunos do 6º ano ao 9º ano. Houve ainda o GET Dulce Araújo, também em Campo Grande, com capacidade para 732 alunos do 1º ao 5º ano. As três unidades atendem em turno único e receberam notebooks, máquinas de corte e de costura; impressora 3D, entre outros.

Foto Alice Rodrigues