• Feira Literária e Cultural da Mangueira agita a quadra da escola de samba, em parceria com a SME
Publicado em 03/05/2024 - 16:12  |  Atualizado em 06/05/2024 - 14:59
Crédito: Alan Costa

Evento incentivou o hábito da leitura na comunidade para valorizar a cultura local

A quadra da Estação Primeira foi palco da 2ª edição da FLIC Mangueira nesta sexta-feira (03/05), com estandes de editoras, oficinas de criação poética, de percussão, contação de histórias, lançamentos de livros, bate-papos com autores, além de apresentações artísticas e, claro, muita roda de samba!

A Secretaria Municipal de Educação entrou com seis estandes, numa programação voltada para os alunos da rede, da educação infantil ao ensino fundamental.

O projeto Livres para Estudar realizou palestras e rodas de conversa sobre saúde da mulher, pobreza menstrual e combate à violência de gênero, além de distribuir absorventes íntimos para todas as alunas da rede municipal de educação presentes ao evento. No estande do Instituto Helena Antipoff os visitantes puderam participar de atividades inclusivas e sensoriais pensando na acessibilidade de pessoas com deficiência. No espaço GET, voltado para a tecnologia, e os nossos alunos foram os protagonistas, expondo os trabalhos que desenvolvem nos Ginásios Educacionais Tecnológicos. No estande da Gerência de Relações Étnico Raciais aconteceu a distribuição de livros sobre o tema.

“O Rio de Janeiro tem o samba no seu DNA e também tem a literatura. No ano que vem nós seremos a capital mundial do livro e fazer isso aqui na Verde e Rosa é muito especial. A gente se sente em casa, se sente acolhido, a gente espera que essa parceria dure por muitos anos”, comemorou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

A FLIC Mangueira foi uma excelente oportunidade para que o público pudesse conhecer um pouco mais sobre a fundamental história da escola de samba e sua relação com a cultura do Rio de Janeiro. A programação variada contemplou todos os gostos e idades, com atividades que valorizaram a diversidade cultural presente no subúrbio, o empoderamento da população negra e a promoção da equidade de gênero.

A segunda edição da FLIC Mangueira reuniu amantes da literatura e da cultura em geral em torno de um objetivo comum: a imersão em uma festa literária suburbana que incentive a leitura e a escrita e democratize os livros.