• Começa o primeiro dia de proibição total dos celulares nas escolas da rede municipal do Rio
Publicado em 06/02/2024 - 08:47  |  Atualizado em 08/02/2024 - 11:38
Crédito: Alan Costa

A medida irá impactar 660 mil alunos.

Nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, mais de 660 mil alunos de 1.556 unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação iniciaram o ano letivo de 2024 na cidade do Rio. A novidade para essa volta às aulas é a proibição do uso de celulares pelos alunos em todos os espaços das escolas da rede municipal. Na sexta-feira passada, foi publicado decreto com a nova regra, que passa a vigorar dentro e fora da sala de aula. A proibição também vale em caso de realização de trabalhos individuais ou em grupo, mesmo fora da sala de aula, e durante os intervalos, incluindo o recreio. Os celulares e demais dispositivos eletrônicos deverão ser guardados na mochila ou bolsa do próprio aluno, desligado ou ligado em modo silencioso.

“A principal mudança é a proibição do uso de celulares, inclusive na hora do recreio e nos intervalos. A ideia é garantir a interação humana e a convivência social, que são tão importantes quanto a aprendizagem. A comunidade escolar vai ter um período de 30 dias de conscientização, onde nós vamos realizar oficinas com os professores e alunos, para que todos possam se adequar às novas medidas. Os alunos devem dedicar seu tempo com os amigos, com os professores e não com o celular”, afirmou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

O retorno às aulas é uma jornada desafiadora que demanda planejamento, com diversas etapas que ocorrem em sincronia dentro de um cronograma específico. A preparação para o primeiro dia de aula envolve ações complexas, desde a efetivação das matrículas dos alunos até a elaboração da proposta pedagógica, a produção e entrega de materiais didáticos, a organização da merenda escolar e ajustes na infraestrutura das instituições de ensino. Essa engrenagem de atividades visa garantir uma experiência educacional eficiente e acolhedora para os estudantes.

Considerando que a rede municipal de educação é a maior da América Latina, os números envolvidos na operação de volta às aulas são impressionantes. A secretaria investiu aproximadamente R$ 100 milhões em uniforme e material escolar.⁠ Serão entregues mais de 4 milhões de itens, destacando-se 1 milhão e 200 mil camisetas, mais de 1 milhão de bermudas e mais de 600 mil pares de tênis. Cada aluno recebe três camisetas, duas bermudas, cinco pares de meia e um par de tênis. Além do uniforme, os estudantes recebem o kit de material escolar, que é composto por cadernos de capa dura, lápis, canetas, apontadores, borrachas, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, cola, régua, entre outros itens.

A SME também investiu muito em climatização. Foram R$ 140 milhões para o verão de 2024. Atualmente, das 1.556 unidades escolares na rede, 93% estão climatizadas. A secretaria está trabalhando para avançar cada vez mais e, para isso, vem executando um grande plano de ação. Já foram adquiridos mais de 5.000 aparelhos de ar-condicionado e foram realizadas manutenções corretivas em mais de 11.000 aparelhos existentes e nas instalações elétricas. Além disso, a SME tem solicitado à Light o aumento de carga para as escolas que precisam deste serviço.