Bairros da Zona Norte recebem Ginásios Experimentais Tecnológicos

• Bairros da Zona Norte recebem Ginásios Experimentais Tecnológicos
Publicado em 15/06/2023 - 14:25  |  Atualizado em 27/06/2023 - 18:03
GET Max Fleiuss
Lançamento dos GETs Max Fleiuss e Pará leva o projeto a somar 20 unidades com salas de aula tecnológica e conceito inovador

Duas novas unidades da escola mais inovadora do país chegaram à Pavuna, e Rocha Miranda, ambas na Zona Norte do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (14/06), o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, inaugurou o Ginásio Experimental Tecnológico (GET) Max Fleiuss, na Pavuna, e o GET Pará, em Rocha Miranda. As inaugurações representam um investimento na qualificação da educação alinhada com as vocações tecnológicas e as demandas da sociedade.

“Estamos transformando a paisagem de todas as regiões do Rio, dessa vez aqui na Zona Norte, entregando o modelo de escola pública mais inovador do país, o GET”, discursou o secretário Renan Ferreirinha, que inaugurou ambos os GETs. “Estamos formando cidadãos para uma nova sociedade, que está em permanente transformação, preparando nossos alunos para se adaptar aos novos tempos, com conhecimento, oportunidades e empregos dignos”, completou.

No GET Pará, todos se emocionaram com a apresentação do bailarino Vitor Hugo, cria da escola, que tem uma bolsa na Escola do Teatro Bolshoi, uma das principais companhias de balé e ópera do mundo.

As unidades contam com 9 turmas, num total de 277 crianças do primeiro segmento, no caso da Max Fleiuss, e 19 turmas, num total de 603 crianças do segundo segmento, caso da Pará – , que desde já têm acesso ao colaboratório – a sala de aula tecnológica que é o coração dos GETs.

Ginásios Experimentais Tecnológicos

Para potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades, os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas contam com laboratórios maker. Tudo para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao mesmo tempo que impacta o entorno escolar. É a escola municipal contribuindo diretamente para a sociedade.

A rede municipal tem agora 20 Ginásios Experimentais Tecnológicos, atendendo a 9.647 alunos e com previsão de lançamento de mais 4 GETs nos próximos meses. Até o final deste ano, a previsão é de um total de 75 GETs na rede, atendendo a mais de 30 mil alunos, de todas as idades e de todas as regiões da cidade, para promover uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo. Até o final da atual gestão serão 200 GETs.

O Ginásio Experimental Tecnológico está em consonância com iniciativas de outras partes do mundo e são espaços colaborativos, nos quais a “cultura maker”, mais conhecida no Brasil como “mão na massa”, dá o tom. No GET, o estudante é quem está em foco.

“Um momento muito especial porque é uma prova do nosso resultado e da transparência  que a gente quer dar para a política pública tão importante de transformação da nossa educação”, afirma o secretário Renan Ferreirinha.

Confira algumas imagens do lançamento dos GETs Max Fleiuss e Pará:

Imagens: Guilherme Oliveira