GEO Martin Luther King recebe cônsul-geral dos EUA

Publicado em 16/06/2023 - 14:07  |  Atualizado em 20/06/2023 - 14:49
Geo Martin Luther King
Estudantes do GEO Martin Luther King receberam uma visita especial e cheia de significado histórico

O Ginásio Educacional Olímpico Reverendo Martin Luther King foi palco de uma visita carregada de significado histórico nesta sexta-feira (16/06). A cônsul-geral dos Estados Unidos, Jaqueline Ward, e o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, estiveram na unidade escolar que leva o nome de um dos mais importantes líderes dos movimentos pelos direitos civis dos negros no mundo e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1964, e falaram de igualdade racial.

“Essa visita tem um simbolismo extraordinário. Martin Luther King, que deu a vida por uma causa, é um exemplo imortal de que a luta contra o preconceito racial deve começar cedo, em casa, nas salas de aula”, afirmou o secretário Renan Ferreirinha, lembrando que a SME tem o trabalho exemplar da GERER, a Gerência de Relações Étnico-Raciais, ponta de lança contra o preconceito racial. “Discriminação, segregação ou violência não cabem, principalmente no ambiente escolar, onde deve prevalecer convivência harmônica, afeto, empatia e tratamento igualitário”, completou.

“Martin Luther King sonhou com um mundo melhor e é lembrado até hoje, como inspiração, por sua luta e resistência não violenta pela igualdade de direito dos negros”, afirmou Jaqueline Ward, discursando em português. Durante a visita, Ward conheceu a vocação esportiva da escola acompanhando alguns treinos dos alunos. O dia teve também apresentações musicais e textos antirracistas, tema tão caro à Secretaria Municipal de Educação e que vem tomando o noticiário, tanto no Brasil, quanto no mundo.

Reverendo Martin Luther King

Martin Luther King Jr. (1929-1968) lutou contra a discriminação racial e tornou-se um dos mais importantes líderes dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964. Desde jovem, Martin Luther King tomou consciência da situação de segregação social e racial dos negros de seu país, em especial no sul dos EUA.

Em 1955 começou a luta pelo reconhecimento dos direitos civis dos negros norte-americanos, com métodos pacíficos, inspirado na figura de Mahatma Gandhi e na teoria da desobediência civil de Henry David Thoreau, as mesmas fontes que inspiraram Nelson Mandela a lutar contra o apartheid, na África do Sul. O ativista morreu assassinado aos 39 anos com um tiro no peito em Memphis, Tennessee, Estados Unidos, no dia 4 de abril de 1968.

Em 1977, em homenagem póstuma, representado pela viúva Coretta Scott King, recebeu a medalha presidencial da liberdade. Em 2004 ganhou a medalha de ouro do congresso americano pelos 50 anos da promulgação da histórica lei dos direitos civis.

Confira alguns momentos da visita da cônsul-geral dos Estados Unidos ao GEO Martin Luther King:

Imagens: Guilherme Oliveira.