Ameaças virtuais levam alunos à delegacia

Publicado em 13/04/2023 - 18:29  |  Atualizado em 13/04/2023 - 18:30

Dois alunos da rede municipal do Rio são levados para a delegacia por ameaças virtuais de ataques a escolas

Operação da Polícia Civil em conjunto com a Prefeitura do Rio vinha monitorando ameaças online desde a última sexta-feira (7)

Dois estudantes da rede municipal suspeitos de fazer ameaças na internet de ataques contra as escolas que frequentam foram levados para a delegacia por uma operação da Polícia Civil, em conjunto com a Prefeitura do Rio, nesta quinta-feira (13), para prestar esclarecimentos. Os alunos, menores de idade, planejavam os atentados usando perfis falsos nas redes sociais. A Secretaria Municipal de Educação vem monitorando esses casos desde a última sexta-feira (7).

Durante o feriado de Páscoa, Prefeitura e SME trabalharam em uma constante troca de informações com as forças de segurança, em um trabalho de inteligência. Desde a primeira notificação de ameaças recebida pela Secretaria de Educação, as duas unidades escolares receberam reforços da Patrulha Escolar da Guarda Municipal do Rio e da Polícia Militar.

A SME tem um Protocolo em todas as 1.549 escolas para ameaças à comunidade escolar. O procedimento adotado nestas situações de ameaças que circulam na internet é que os casos sejam reportados pelas equipes da SME para a Polícia Civil e para o Laboratório de Operações Cibernéticas (CiberLab) da Diretoria de Operações Integradas e Inteligência do Ministério da Justiça. A partir daí, uma investigação é iniciada.

“Qualquer circunstância que represente uma grave ameaça para nossos alunos, professores e para a comunidade escolar com um todo, terá uma forte reação da nossa parte. Não desejamos de forma alguma que alunos sejam apreendidos, mas, de acordo com a gravidade de cada situação, as medidas cabíveis serão tomadas. Garantir a segurança e a integridade dos nossos alunos e profissionais é a prioridade máxima da prefeitura”, diz o Secretário Municipal de Educação Renan Ferreirinha.

O Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares, o NIAP, da SME já foi acionado para oferecer suporte psicológico para esses alunos.

“Queremos lembrar aos nossos alunos que eles podem contar com nosso apoio e acolhimento socioemocional nesse momento. Conversem com seus professores, com a sua escola, peça ajuda se estiver precisando. Existe uma rede de amparo e nossos alunos precisam saber que estamos aqui”, afirma o secretário Renan Ferreirinha.