Inauguração EDI Gal Costa e Erasmo Carlos

Publicado em 27/03/2023 - 15:13  |  Atualizado em 27/03/2023 - 15:20

Prefeitura homenageia Gal e Erasmo com duas novas unidades escolares

Os novos Espaços de Desenvolvimento Infantil têm capacidade para atender 600 crianças do berçário à pré-escola

A Secretaria Municipal de Educação inaugurou, nesta quinta-feira, dia 23/03, dois novos Espaços de Desenvolvimento Infantil: EDI Gal Gosta e EDI Erasmo Carlos, em Antares, Santa Cruz. Homenagem justa a dois grandes artistas brasileiros que morreram no final do ano passado. O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, esteve presente.

Cada unidade tem capacidade de atendimento para até 300 crianças, e cada uma delas conta com 12 salas, sendo quatro berçários e oito salas de atividades, além de fraldário, lactário, solarium, parquinho, cozinha e refeitório. As escolas atendem a todas as normas de acessibilidade e possuem áreas administrativas e depósitos. Climatizados, os ambientes pedagógicos foram erguidos com materiais térmicos e acústicos. As obras, que foram retomadas nesta gestão, tiveram um investimento de R$ 33,1 milhões.

“São dois grandes ícones da cultura popular brasileira sendo homenageados aqui nas nossas escolas. Nada é tão bonito quanto o nome de uma escola para eternizar uma pessoa. Daqui a alguns anos, responsáveis, moradores e outros parceiros da educação vão ouvir seus filhos e filhas falarem ‘eu me formei lá na Gal’ ou ‘lá na Erasmo’. É um ponto de referência. É algo que vai ser passado para outras gerações. Porque não há outro equipamento social tão importante na garantia de direitos básicos quanto a escola”, diz o secretário Renan Ferreirinha.

Estas foram mais duas unidades de ensino inauguradas pelo programa Fábrica de Escolas, da Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), em parceria com a SME.

Idealizado nas gestões anteriores do prefeito Eduardo Paes, o programa Fábrica de Escolas é responsável pela construção e reconstrução de mais de 100 unidades escolares no Rio, como Espaços de Desenvolvimento Infantil e escolas de ensino fundamental I e II. Em 2022, foram cinco unidades inauguradas pela parceria.

A previsão é que, até 2024, a cidade ganhe 24 escolas, entre novas unidades e aquelas reconstruídas, sendo 19 oriundas do programa e outras cinco que são escolas olímpicas, cujas obras já estão em andamento.

Ícones da música brasileira eternizados em murais

Além de dar nome às unidades escolares, Gal Costa e Erasmo Carlos ganharam murais para eternizá-los, com 40 metros e 20 metros, respectivamente. Pintados pela artista RafaMon, conhecida por seus trabalhos em vários pontos da cidade. Foram utilizadas 100 latas de spray para pintar os murais.
Considerado um dos maiores nomes da música popular brasileira, Gal Costa era dona de uma voz marcante e de sucessos como “Baby”, “Chuva de Prata” e “Meu Nome é Gal”, a cantora baiana foi uma das principais figuras do movimento tropicalista no final dos anos 1960, ao lado de cantores como Gilberto Gil e Caetano Veloso. Seu impacto, no entanto, fascinou diversas gerações durante quase 60 anos de carreira.
Outro colosso da música brasileira, Erasmo Carlos, mais conhecido como “Tremendão”, foi autor de mais de 600 músicas e de clássicos como “Sentado à Beira do Caminho”, “Minha Fama de Mau” e “Mulher”.

Dois grandes ícones da cultura popular brasileira sendo homenageados aqui na nossa escola. Nada é tão bonito quanto o nome de uma escola para eternizar uma pessoa. Daqui a alguns anos, responsáveis, moradores e outros parceiros da educação vão ouvir seus filhos e filhas falarem ‘eu me formei lá na Gal’ ou ‘lá na Erasmo’. É um ponto de referência. É algo que vai ser passado para outras gerações. Porque não há outro equipamento social tão importante na garantia de direitos básicos quanto a escola.

Fotos Alice Rodrigues