Plano Municipal de Educação

• Plano Municipal de Educação
Publicado em 01/06/2022 - 17:36  |  Atualizado em 19/07/2023 - 15:23

2ª Conferência do Plano Municipal de Educação

Nos dias 23 e 24 de junho acontece no Rio a 2ª conferência do Plano Municipal de Educação. O evento faz parte dos movimentos de políticas públicas que preveem metas e estratégias para serem implementadas na Educação do município.
Desde 21 de março, porém, conferências livres vêm acontecendo com o objetivo de fomentar os debates com todos os envolvidos na área, incluindo, professores, diretores, responsáveis, entre muitos outros que trabalham ou estão ligados à Educação.
Durante a Conferência, também são esperados participantes de toda comunidade escolar carioca com o fim de pensar em estratégias para a consolidação das metas municipais da Educação.

O que é o Plano Municipal de Educação (PME)?

O plano é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE).

Para que serve?

Ele cumpre a função de articular o Sistema Nacional de Educação em regime de colaboração com toda sociedade, permitindo um amplo e democrático processo de debate sobre assuntos relacionados à qualidade e melhoria na Educação. Para o cidadão, o Plano Municipal de Educação (PNE) e os planos de educação, devem formar um conjunto de planos e metas que visem manter seus direitos garantidos e que o município ofereça educação com qualidade para todos.

Por que é importante participar?

Quanto maior for a participação na elaboração, mais assertiva será a execução nos processos de implantação, execução, acompanhamento, avaliação e monitoramento dos resultados. Com isso, o PME passa a ter uma proposta capaz de representar os anseios e os esforços de toda a sociedade em torno dos avanços necessários à educação.

Inscrições Encerradas.