Unidades Escolares

Publicado em 14/03/2022 - 15:02  |  Atualizado em 30/01/2024 - 14:41

Clicando no mapa abaixo, você vai conseguir fazer uma busca fácil para qualquer uma das nossas 1.544 unidades escolares. Basta selecionar o campo tipo, bairro ou CRE.

Acesse o MAPA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

______________________________________________________________________________________________________________________

RELAÇÃO DE UNIDADES EDUCACIONAIS

ACESSE AQUI O MINHA ESCOLA

Curiosidades

Cada unidade escolar é única e conta uma história particular, sendo algumas em edificações modernas ou históricas e até mesmo, alguns prédios tombados. Acompanhe aqui um pouco da história de algumas delas.

Escola Municipal Gonçalves Dias: agrado para o Imperador e marco do ensino público.

Em 1870, um grupo de comerciantes da Corte decidiu reverenciar D. Pedro II, numa comemoração pelo fim da Guerra do Paraguai. Trataram, então, de correr uma lista e arrecadar um bom montante de contos de réis para construção de uma estátua do Imperador montado a cavalo.

Ao saber da intenção do presente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, D. Pedro II recusou o monumento e sugeriu que o dinheiro fosse usado na construção de algo que ele considerava mais valioso: edifícios para abrigar o ensino público. Nasciam, assim, as escolas do Imperador. A Escola Municipal Gonçalves Dias, inaugurada em 1872, com o nome de Escola São Cristóvão, foi uma das primeiras e ainda hoje está em funcionamento. A unidade atende 550 alunos do Ensino Fundamental e de Jovens e Adultos.
Tombada pelo município em 1990, a unidade, situada no Campo de São Cristóvão, foi a segunda escola pública da cidade a ser concluída, ao custo de 90 contos de réis. A primeira, entregue dois meses antes, foi a São Sebastião, demolida com a construção da Avenida Presidente Vargas, em 1938.

Trata-se de um importante marco da arquitetura e da história da cidade, pois foi um dos primeiros prédios feitos especialmente para o ensino público na cidade do Rio. Antes, só havia salas-escolas, que funcionavam em prédios da iniciativa privada.

Quando foi construída, a edificação era composta de um corpo central, com um pavimento — que abrigava secretaria, auditório e administração —, ladeado por dois torreões com dois andares. A ala direita abrigava as salas de aula dos meninos; a esquerda era destinada ao ensino de meninas.

Localizado ao lado de outro importante prédio, o Colégio Pedro II, o edifício sofreu modificações arquitetônicas ao longo dos últimos 149 anos (a unidade completa 150 anos em agosto). A primeira ocorreu em 1905, quando a escola mudou de nome, homenageando o poeta, e recebeu um segundo andar, para abrigar mais salas. Essa reforma, no entanto, manteve a unidade do conjunto original em estilo eclético. Na obra, o frontão, com um relógio que ainda pode ser visto por lá, foi mantido. Na década de 80, foram feitas novas alterações no projeto: uma imponente escada de madeira que ficava no pátio foi retirada, e as esquadrias das janelas laterais da construção foram trocadas.

Durante a realização de obras de restauração, operários encontraram resquícios de uma pintura floral que data do Século XIX, desenho que já havia sido achado debaixo de camadas de massa e tinta em 1982. O desenho foi encontrado numa das salas da ala esquerda do edifício, que, no passado, era destinada às meninas.

Visite a Escola Municipal Gonçalves Dias e conheça um pouco mais da história de nossa cidade!

As CREs – Coordenadorias Regionais de Educação articulam as orientações da secretaria com a comunidade escolar. Elas acompanham o dia a dia de cada uma das unidades escolares, desde o processo da matrícula, infraestrutura, logística, recursos humanos, alimentação e gestão pedagógica.