CONHEÇA A SECRETARIA

Publicado em 17/05/2021 - 12:36  |  Atualizado em 10/01/2024 - 14:26

A Secretaria Municipal de Educação (SME) é o órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável por elaborar a política educacional do município do Rio de Janeiro. Oferecer educação para a vida, com aprendizagem na idade certa para todos os estudantes. Cabe à Secretaria cuidar das crianças e jovens da Educação Infantil (6 meses a 5 anos); do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e da Educação de Jovens e Adultos.

VISÃO

Ser referência brasileira em educação pública de qualidade, liderando avanços com redução das desigualdades de aprendizagem entre os alunos.

PILARES ESTRATÉGICOS

Conheça o Secretário

Nome: Renan Ferreirinha

Renan Ferreirinha

Renan Ferreirinha é secretário municipal de educação e deputado federal suplente. À frente da Secretaria Municipal de Educação do Rio, a maior da América Latina, comandou a reabertura das escolas em segurança durante a pandemia de covid-19, criou a Gerência de Relações Étnico-Raciais, instituiu a Olimpíada Carioca de Matemática e implementou os GETs, Ginásios Experimentais Tecnológicos, o modelo de escola mais inovador do país, entre diversas outras ações.
‌Ferreirinha teve sua vida transformada pela educação. Nascido e criado em São Gonçalo, é filho e sobrinho de professoras. Estudou no colégio militar, competiu em inúmeras Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, onde entendeu que o conhecimento era capaz de levá-lo mais longe. Estudou Economia e Ciência Política na universidade americana de Harvard, onde se formou em 2017, com bolsa integral por necessidade financeira.
‌Voltou para o Brasil e decidiu entrar na política para lutar por uma educação pública de qualidade, capaz de oferecer oportunidades a todos. Em 2018, aos 24 anos, foi eleito o deputado mais jovem do RJ. Na Alerj, teve uma posição de destaque
‌No início de 2021, sob o comando do prefeito Eduardo Paes, assumiu o desafio de ser Secretário Municipal de Educação do Rio. O foco de sua atuação é na educação pública de qualidade, na inovação, e em uma gestão marcada por seriedade e transparência, pilares centrais de seu trabalho.