Cidade do Rio conquista o maior crescimento na nota do Ideb no país

• Cidade do Rio conquista o maior crescimento na nota do Ideb no país
Publicado em 07/10/2024 - 14:50  |  Atualizado em 07/10/2024 - 15:20
Crédito: Guilherme Oliveira

A rede municipal do Rio conquistou o maior crescimento percentual na nota (+12%) da avaliação que compõe o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre todas as capitais do Brasil nos Anos Iniciais, que são os alunos do 1º ao 5º ano. O avanço nos Anos Iniciais ocorre justamente no período mais importante, que é a alfabetização. Nos anos finais, foi o quinto maior salto na nota (+5%) entre todas as capitais. A rede municipal do Rio é responsável pelo ensino fundamental do 1° ao 9° ano. (Gráficos ao final do release)

Os dados do Ideb foram divulgados pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira (14/08) e mostram que a rede municipal do Rio nunca alcançou notas tão altas. É o maior resultado da série histórica da rede carioca no Ideb. Nos Anos Iniciais, o Ideb da rede municipal chegou a 6,0, maior resultado da série histórica, iniciada em 2005. Nos Anos Finais, o Rio chegou a 5,2, outro resultado inédito. Esse é um marco nos resultados do Rio.

Com os resultados de agora, o Rio é a cidade da Região Metropolitana com o melhor Ideb, tanto nos anos Iniciais, como nos Finais. A cidade do Rio também avançou em posições na Região Sudeste. A rede municipal do Rio ultrapassou Belo Horizonte e São Paulo, e subiu para a 2ª posição nos Anos Iniciais, e para a 1ª posição nos Anos Finais.

E ainda houve avanço no Ranking Nacional. A rede municipal subiu da 14ª para a 8ª posição nos Anos Iniciais e avançou da 11ª para a 5ª posição nos Anos Finais. “É um resultado fantástico. Estamos muito emocionados que todo o árduo trabalho de nossa equipe tenha produzido os melhores resultados da história da rede municipal. Os números comprovam que, desde 2021, mergulhamos num profundo processo de transformação da educação carioca, visando proporcionar uma perspectiva de futuro para nossos alunos e uma garantia de aprendizagem adequada”, comemora o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

A evolução da qualidade do ensino na rede carioca aparece nos dados da avaliação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação, referentes a 2023. Os dados mostram que o Rio atingiu saltos históricos e também superou os indicadores pré-pandemia, a qual afetou profundamente os resultados educacionais em todo o país.

Um dos destaques do Ideb foi o avanço nos resultados entre avaliações seguidas. O crescimento entre 2021 e 2023, nos Anos Iniciais, é o maior aumento registrado entre as avaliações desde 2009. Tanto nos Anos Iniciais quanto Finais, o Rio de Janeiro alcançou as melhores notas de toda a série histórica.

“Estamos muito emocionados com esse resultado fantástico. Todo o árduo trabalho de nossa equipe produziu os melhores resultados da história da rede municipal. Os números comprovam que, desde 2021, mergulhamos num profundo processo de transformação da educação carioca, visando proporcionar uma perspectiva de futuro para nossos alunos e uma garantia de aprendizagem adequada”, comemora o Secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

O avanço foi resultado de ações de combate à evasão escolar, de incentivo à participação dos alunos em olimpíadas de matemática, além de viagens de cunho educacional. Houve também investimentos para melhorar o ambiente escolar: foram mais de meio bilhão de reais enviados diretamente para as direções escolares com este objetivo. Além de todo o investimento na criação de escolas tecnológicas, cujo modelo educacional segue a abordagem STEAM (com foco em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) e incentiva projetos interdisciplinares. E ainda várias iniciativas de apoio pedagógico aos alunos, como o reforço escolar.

A presença dos alunos nas salas de aula é fator determinante para o bom resultado no Ideb, que também avalia o abandono escolar. A rede municipal de ensino do Rio de Janeiro alcançou, em 2023, a menor taxa de abandono escolar da história: somente 0,3% dos alunos do ensino fundamental abandonaram a escola. Esse resultado representa mais um forte avanço e que se soma aos resultados do Ideb, que também considera a taxa de abandono na avaliação.

Em 2007, a taxa de abandono era de 2,1%. Em 2022, ainda com reflexos pós pandemia, chegou a 0,6%. E, em 2023, chega-se ao marco histórico de 0,3%. A melhora ocorreu em todos os segmentos, tanto nos anos iniciais, quanto nos anos finais do ensino fundamental.

A atual gestão assumiu em 2021 com uma taxa de abandono de 0,8% (dado de 2019), em meio a pandemia. Entre 2022 e 2023, a taxa de abandono escolar caiu de 0,6% para 0,3%, uma diferença que representa 1.553 alunos do ensino fundamental, em risco de evasão, que permaneceram na escola.

Análises dos Resultados do Ideb:

Capital assume liderança na região metropolitana do RJ: