• Ciência que leva longe: Feira Carioca de Ciências premia jovens talentos e incentiva a inovação educacional
Publicado em 15/12/2023 - 19:57  |  Atualizado em 19/12/2023 - 10:20
Fotos: Alan Costa e Guilherme Oliveira

Os vencedores ganharam viagens para conhecer a Universidade de Oxford, notebooks e smartphones

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, celebrou nesta sexta-feira o sucesso da primeira edição da Feira Carioca de Ciências, evento que destacou a criatividade e inovação de estudantes do 6º ao 9º ano, além do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). Além do prefeito Eduardo Paes e do secretário de Educação Renan Ferreirinha, a cerimônia de premiação no Palácio da Cidade conta com a presença de 200 alunos da Rede.

O prefeito Eduardo Paes acredita que a feira é importante para estimular a curiosidade dos alunos. “A gente tem apostado muito nas áreas de Ciências, Matemática, Tecnologia. A Feira de Ciências sempre desperta essa curiosidade e liberta a imaginação da molecada que vai construindo o futuro”, acrescentou Paes.

A exposição contou com 40 stands apresentando projetos inovadores desenvolvidos por alunos da rede municipal de ensino. As premiações foram divididas em três categorias: Capivara (6º e 7º anos), Arara Azul (8º e 9º anos), e Jaguatirica, para alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA).

Os primeiros lugares das categorias Capivara e Arara Azul recebem medalhas e uma viagem para conhecer a Universidade de Oxford, na Inglaterra. Na categoria Jaguatirica, o vencedor receberá um notebook e um encontro formativo com representantes da universidade britânica, enquanto o segundo colocado ganha um smartphone. Os segundos colocados nas categorias Arara Azul e Capivara faturam notebooks, enquanto os terceiros levam kits tecnológicos para as escolas. As unidades escolares dos vencedores também serão premiadas com troféus.

“Essa competição saudável vai fazer com que milhares de crianças se dediquem, pensem na resolução de problemas e busquem aprender mais Ciência. Assim como na Olimpíada Carioca de Matemática, em que mandamos os melhores colocados para a Disney e para a NASA, a premiação aqui serve como um incentivo, pra mostrar que estudar vale muito a pena”, afirma o secretário Renan Ferreirinha.

Realizada em parceria com o Centro Latino Americano da Universidade de Oxford, uma das mais antigas instituições educacionais da Europa, a Feira Carioca de Ciências teve o objetivo de estimular o interesse pela ciência e valorizar o conhecimento científico.

“Eu fui aluna da rede municipal de ensino no Rio de Janeiro, e por isso é uma honra muito grande poder apoiar esse projeto, engajando os alunos da rede pública, e demonstrar que uma trajetória na ciência é possível. Eu, como representante da Universidade de Oxford, e a Secretaria Municipal de Ensino queremos permitir que esses jovens sonhem alto e se sintam capazes de promover grandes transformações”, diz a Profa. Dra. Sue Ann Clemens, Diretora da unidade latinoamericana da Universidade.

Veja a lista dos vencedores:

Categoria Arara-Azul:
1° EM Medalhista Olímpica Mayra Aguiar (9ª CRE)
2° GET Cardeal Leme (1ª CRE)
3° EM José do Patrocínio (5ª CRE)

Categoria Capivara
1° GET Uruguai (1ª CRE)
2° GET Prof Lourenço Filho (2ª CRE)
3° EM Num’Alvares Pereira (5ª CRE)

Categoria Jaguatirica
1° EM Frederico Trotta (7ª CRE)
2° CIEP Gustavo Capanema (4ª CRE)

Parabéns a todos os alunos que participaram!!