SME encerra Bienal do Livro com recorde de visitantes e atrações no estande

• SME encerra Bienal do Livro com recorde de visitantes e atrações no estande
Publicado em 11/09/2023 - 15:41  |  Atualizado em 11/09/2023 - 17:33

Mais de 100 atrações passaram pelo espaço da Secretaria, que recebeu mais de 40 mil estudantes e professores da rede. Grandes nomes como o cartunista Maurício de Sousa, criador dos gibis mais queridos do país e eterno pai da Mônica, e o capitão do Penta Cafu, passaram pelo estande e conversaram com os alunos. As jornalistas Silvana Ramiro e Miriam Leitão bateram um papo com os alunos sobre a importância de estudar e ler. Já o escritor e repórter André Curvello fez um encontro com contação de histórias.

Os professores autores, que muitas vezes também têm seus estudantes como inspiração, também lotaram mesas na Bienal, com atividades como bate-papo, contação de histórias e brincadeiras lúdicas.

Bienal de conexões

Nesta Bienal, a Secretaria de Educação apresentou ao público alguns de seus pilares importantes. Debates sobre uma educação antirracista foram destaques com a participação da Gerência de Relações Étnico-Raciais da rede, assim como a pauta da equidade de gênero, representada pelo programa Livres Para Estudar, da SME, que distribui gratuitamente absorventes para as alunas. A Tecnologia e a inovação a favor do conhecimento marcaram a presença dos Ginásios Experimentais Tecnológicos nesta edição. Passaram pelo estande da educação ainda diversas secretarias, que mostraram que o conhecimento está além da sala de aula. A Procuradoria Geral do Município, a CET-RIO, a Comlurb, a Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados, a Secretaria da Mulher, a Secretaria de Ciência e Tecnologia e a de Cultura, entre várias outras, bateram um papo com os alunos, conectando a realidade deles à atuação de cada uma delas no âmbito municipal.

Bienal de primeiras vezes

Para muitos alunos da rede, essa foi a primeira vez que estiveram na Bienal do Livro e a animação foi grande. A Secretaria Municipal levou o número histórico de mais de 30 mil alunos para participar do evento. Desde crianças com 4 aninhos até alunos na casa dos 70, estudantes do PEJA, Programa da Educação de Jovens e Adultos, passaram por lá. O que todos que foram pela primeira vez têm em comum? Adoraram o evento e se sentiram mais próximos da literatura. Todos os alunos presentes receberam um voucher para usar na Bienal na compra de livros.

“Foi muito especial ver tanta gente pela primeira vez na Bienal. Desde os nossos pequenos que nem foram alfabetizados ainda até os nossos alunos do Peja, que muitas vezes enfrentam dificuldades para estudar. O nosso intuito nessa Bienal era conscientizar para a importância da leitura e conseguimos isso. Quem lê mais, escreve melhor, entende melhor o mundo, e é isso que a gente quer para os alunos da nossa rede”, diz Renan Ferreirinha.

GETs foram destaque no estande da Bienal

E por falar em alunos da rede, os alunos dos Ginásios Experimentais Tecnológicos brilharam! Eles colocaram a mão na massa e criaram jogos a partir dos livros trabalhados nas salas de leitura da rede. De “A Divina Comédia” a “Harry Potter”, passando por Machado de Assis, os games preparados para crianças fizeram milhares de curiosos testar seus conheci…

Confira algumas fotos do evento.